São Francisco do Sul é selecionada para programa de investimento do Ministério do Turismo

12/06/2018 - 15h:26m

O trabalho da nova equipe da Prefeitura já tem resultados positivos. São Francisco do Sul foi uma das sete cidades de Santa Catarina que teve projeto aprovado pelo Prodetur+Turismo. O prefeito Renato Gama Lobo esteve em Florianópolis, nesta manhã (12), onde recebeu o selo que garante prioridade de tramitação no programa para captação de recurso a ser investido na melhoria de infraestrutura e do atendimento ao turismo na cidade, a partir da parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).Além do prefeito, o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Marcos Arzua, e a gerente de Turismo, Jamile Machado, participaram do evento no Centro Sul, durante o Congresso dos Prefeitos da FECAM, que contou, ainda, com a presença do ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, e do governador do Estado, Eduardo Pinho Moreira.

Santa Catarina é o segundo estado a receber uma missão técnica do Prodetur Itinerante, iniciativa do Ministério do Turismo que oferecerá consultoria especializada de projetos a governos, prefeituras e empresários interessados em investir no setor. O objetivo é prepará-los para acessar os R$ 5 bilhões da linha de crédito Prodetur+Turismo. “Estamos trabalhando em várias frentes a fim de captar recursos para investir em São Francisco do Sul. O turismo, fonte geradora de emprego e renda em nossa cidade, está sendo trabalhado de maneira que evolua de forma sustentável e de acordo com nosso potencial”, declara Gama Lobo.

Com a aprovação do projeto, agora cadastrado no Ministério do Turismo, a cidade está alinhada com a Política Nacional de Turismo, com Plano Nacional de Turismo 2018/2022, seguindo as diretrizes do Prodetur+Turismo. “Queremos qualificar o turismo em São Francisco do Sul no que se refere à estrutura e à qualidade de mão de obra. Esse alinhamento com o Mtur vai possibilitar a vinda de recursos que nos ajudarão a impulsionar este segmento”, explica Arzua.

O governador Eduardo Pinho Moreira comemorou o acesso ao Prodetur+Turismo e disse que o estado está pronto para usar o poder da indústria de viagens e turismo a serviço da economia catarinense. “Hoje o Turismo já representa 13% do PIB do estado, e essa importância não pode ser negligenciada. É um setor que só cresce, respondendo ao potencial do estado”, finalizou.

Foto: Diego Redel