Secretaria Municipal de Saúde realiza ações de conscientização sobre a Hepatite

12/07/2018 - 14h:26m

Durante o mês de julho o Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), juntamente com as Estratégias Saúde da Família (ESF) estarão realizando ações de prevenção e conscientização da população sobre as Hepatites Virais. A mobilização é nacional e acontece no dia 28, mas aqui em São Francisco do Sul a Secretaria Municipal de Saúde organizou alguns dias de ações.

No dia 19, na próxima quarta-feira, serão realizados testes rápidos e panfletagem no na Vila da Glória, das 8h às 16h, na Unidade de Saúde. O mesmo trabalho será feito, no dia 20, na Enseada, Paulas, Majorca e Iperoba, e no dia 25 no Rocio Grande. Já no dia 27, das 8h às 12h, acontece uma macro ação em frente a Milium, na Rua Barão do Rio Branco, em que serão efetuados testes rápidos de Hepatites B e C, HIV e Sífilis. Apesar de existirem outros tipos da doença, a ação será voltada para as hepatites B e C, que são as mais perigosas. O objetivo da mobilização é conscientizar a população sobre a importância da prevenção precoce das hepatites.

A hepatite é um grave problema de saúde pública, que pode ser causado por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas. São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas quando aparecem podem se manifestar em cansaço, febre, mal estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

A bioquímica e farmacêutica da Secretaria de Saúde do Município, Christine Maciel, fala sobre os diferentes tipos de hepatites. “No Brasil as mais comuns são as hepatites A, B e C. Mas existem ainda a D e E que são mais comum na África e Ásia, além da hepatite alcoólica, medicamentosa e autoimune. A Hepatite B e C são as mais importantes pelo fato de evoluírem para cirrose e câncer.”

O contágio das hepatites tipo A e E é feito por condições precárias de saneamento básico e água, higiene pessoal e alimentos mal lavados, através da cavidade oral. Os vírus B, C e D são transmitidos pela circulação sanguínea, por meio de relações sexuais desprotegidas e compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unhas e outros objetos que cortam, ou também pela transmissão sanguínea de mãe para o filho durante a gravidez, parto e amamentação.

A doença ainda pode ser classificada como hepatite aguda, quando o vírus pode ser eliminado espontaneamente em 25% a 50% dos casos, e como hepatite viral crônica, quando a doença evolui durante décadas sem diagnóstico, em geral o diagnóstico ocorre após teste sorológico de rotina ou na doação de sangue, podendo levar a complicações como câncer e cirrose hepática.

Confira todos os locais e horários:

19-07 - Vila da Glória

Local: Unidade de Saúde

20/07 - Enseada

Horário: das 13h30 às 16h

Local: Unidade de Saúde

20/07 - Majorca

Horário: das 13h30 às 16h

Local: Frutaria Ubatuba

20/07 - Iperoba

Horário: 13h30 às 15h30

Local: Em frente a Polícia Rodoviária

Somente panfletagem.

25/07 - Rocio Grande

Horário: das 8h às 11h30

Local: Supermercado Barão do Rocio Grande

25/07 - Paulas

Horário: das 13h30 às 16h30

Local: Em frente a Unidade de Saúde

27/07 - Barão do Rio Branco

Local: Rua Barão do Rio Branco, em frente a Milium.