Política de atendimento à criança e ao adolescente é debatida no Município

26/07/2018 - 11h:45m

Na manhã de hoje (26), no Clube Náutico Cruzeiro do Sul, foi realizada uma reunião para tratar de temas relacionados ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Na ocasião, foi debatida a política de atendimento à criança e ao adolescente do Município, as conferências municipais da criança e do adolescente e também o Observatório Internacional de Direitos Humanos. A reunião contou com a participação de representantes do âmbito da Assistência Social de municípios vizinhos.

O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e da Cidadania, que faz o acompanhamento do Fundo Municipal da Infância e do Adolescente (FIA) e também a assessoria ao CMDCA. Dentre as funções do Conselho está a de cumprir e fazer cumprir, em âmbito Municipal, o Estatuto da Criança e do Adolescente. Assegurar à criança e ao adolescente a efetivação dos seus direitos à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

O prefeito em exercício de São Francisco do Sul, Walmor Berretta Junior e o secretário de Desenvolvimento Social e da Cidadania, Luiz Arnaldo Martins, estiveram presentes na ação. Na oportunidade, também compareceram representantes das cidades de Campo Alegre, Guaramirim, Itapoá, Joinville, Rio Negrinho, Schroeder, Araquari e Massaranduba, do Grupo Regional de Articulação da Criança e do Adolescente - Núcleo do Observatório Internacional de Direitos Humanos (GRADCIA) e do Grupo de Estudos em Políticas Educacionais e Sociais (GEPES).