Prefeitura e Águas de São Francisco celebram termo de acordo sobre mosquitos borrachudos

06/08/2018 - 11h:23m

Na última sexta-feira (03), a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável e a Secretaria de Meio Ambiente, celebrou um termo de acordo com a Águas de São Francisco do Sul para que a concessionária fique responsável pelas ações efetivas para o controle dos mosquitos. Ficou acordado o desenvolvimento de um sistema de aplicação do BTI, inseticida biológico, para a obtenção de um controle de 90% ou mais sobre as larvas de borrachudas e outras pragas da espécie.

O problema com os mosquitos é recorrente no Distrito do Saí. Segundo o gerente de Agricultura, Rogério Lourenço Strege, o borrachudo é um inseto pequeno que passa despercebido pelos mais desatentos. “Quando o inseto pica não dói, contudo, logo na sequência aparece um ponto vermelho e começa uma grande irritação com dor, inchaço e muita coceira”, afirmou.

A Prefeitura também continuará envolvida com o tema. Será de responsabilidade do Executivo: promover levantamentos dos córregos onde deverão ser aplicados o BTI e quantidade a ser aplicada anualmente; promover, por meio da Gerência de Agricultura, capacitação técnica dos representantes da Águas de São Francisco do Sul quanto a aplicação do BTI; fiscalizar os serviços de aplicação do inseticida, entre outros.