Programa Municipal de Coleta de Óleo Vegetal recolhe nove mil litros

07/08/2018 - 16h:36m

No ano passado, o programa municipal de Coleta de Óleo Vegetal, que tem como objetivo estimular práticas que contribuam com o desenvolvimento sustentável de toda a cidade, recolheu e destinou corretamente nove mil litros de óleo vegetal. Já agora em 2018, a mesma marca foi atingida em seis meses. Por conta desta boa arrecadação, a Secretaria de Meio Ambiente, que possui um convênio com a empresa Ambiental Santos para que o óleo seja recolhido e devolvido em material de limpeza, distribuiu 400 litros de material para as escolas participantes da ação.

As escolas da rede municipal e estadual de ensino, além do Colégio Adventista, do Colégio Francisquense e alguns estabelecimentos comerciais do Município, participam do projeto. “Nosso objetivo é ter um crescimento constante nesta prática, estimulando alunos, professores e comunidade em geral a nos auxiliar nesta tarefa. O maior beneficiário é com certeza o Meio Ambiente”, ressaltou o secretário de Meio Ambiente, Gabriel Daniel Conorath.

O óleo vegetal (óleo de cozinha), descartado inadequadamente pelos ralos de pia, entope os encanamentos e gera problemas hidráulicos. Mas, o seu maior impacto está no meio ambiente, pois em contato com os corpos hídricos impede a passagem de luz solar, ocasionando a morte de peixes e algas. Segundo a organização Oil World, apenas um litro de óleo é capaz de esgotar o oxigênio de 20 mil litros de água.

O modo correto de destinar o óleo utilizado é colocá-lo em uma garrafa pet com a tampa bem fechada e levar até um ecoponto. Ao final do processo, todo o óleo arrecadado vai para a usina de reciclagem. Os comércios e escolas que demonstrarem interesse em se tornar um Ecoponto de Coleta de Óleo Vegetal, poderão entrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelo telefone 3471-2283, ou pelo e-mail: smma.edu@saofranciscodosul.sc.gov.br, a adesão é totalmente gratuita.

Confira os Ecopontos disponíveis:

- Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul (SEDE)

- Multiuso (Rua Barão do Rio Branco)

- Radio Betel (Sede Igreja Assembleia de Deus – Barão do Rio Branco)

- Escola Municipal do Estaleiro

- EM Lucio Patricio de Mira (Gamboa)

- EM Ramiro Bueno da Rocha (Ervino)

- EM Alvaro Tancredo Dippold (Acaraí)

- EBM Frankilin de Oliveira (Reta)

- EBM Ida Beatriz Brunato de Camargo (Majorca)

- EBM Joao Germano Machado (Iperoba)

- EBM Dr Rogerio Zattar (Sandra Regina)

- EBM Joao Dias (forte)

- EBM Caic Irma Joaquina (Centro)

- EM Izidoro Curvelo (Tapera)

- EBM Waldemar da Costa (Água Branca)

- EM Morro da Cruz (Morro da Cruz)

- Colégio Francisquense

- Colégio Adventista

- Fecoagro

- Restaurante do Rui (Forte)

- Jaci Zinho Batista (Estaleiro)

- Zinho Batista Preto e Polaca (Estaleiro)

- Restaurante Branca e Preta (Estaleiro)

- Zinho Batista Chocha (Estaleiro)

- CMEI Pequeno Príncipe (Rocio Pequeno).