Conselho Municipal de Turismo é reativado

09/08/2018 - 11h:21m

Um novo momento para a economia local começa a ser traçado, com o desenvolvimento de políticas públicas municipais voltadas para o fomento da atividade turística, a partir da visão estratégica e planejada como modelo de negócio. É isso o que busca a secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável, por meio da gerência de Turismo, com a reativação do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), que ocorreu na tarde desta quarta-feira (08).

A primeira reunião foi de apresentação, para os representantes não governamentais que irão compor o Conselho. A gerente, Jamille Machado Douat, fez uma exposição sobre as diretrizes e linhas gerais que irão nortear os trabalhos. Como ponto de partida, está o desafio para a qualificação do setor e em transformar São Francisco do Sul numa destinação reconhecida pelo imenso valor de seus atrativos ambientais e histórico-culturais.

Para o secretário Marco Arzua, a pretensão é a de colocar o turismo em outro patamar: “Nosso objetivo é o de alavancar o turismo como mola propulsora para a economia local. Temos plena consciência desse potencial e para que tal realidade venha a se concretizar é necessário primeiramente planejar, para que possamos estabelecer a infraestrutura adequada, com organização e serviços de qualidade para ofertar ao turista”, ressaltou Arzua.

A médio prazo, foi colocado que projetos estão sendo inscritos junto às agências de fomento, para a obtenção de linhas de financiamento que venham oportunizar as ações e investimentos. Até o próximo ano (2019), a previsão da aprovação do Plano Diretor revisado será fator preponderante para dar segurança jurídica a atração de novos empreendedores, com áreas de interesse turístico bem delimitadas no município.

“É importante que as pessoas entendam que a partir de agora começamos a dar os primeiros passos para que o turismo francisquense seja profissionalizado, e o Conselho vem para referendar esse anseio. Vale ressaltar que o COMTUR estava desde 2011 desativado e que, com a sua retomada, queremos que o trade turístico e suas entidades representativas colaborem e participem”, enfatizou o prefeito Renato Gama Lobo.

A reunião também contou com a presença do secretário de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina e presidente da Santur, Valdir Rubens Walendowsky, que falou sobre a importância da atividade no Estado: “Santa Catarina é protagonista do turismo internacional no Brasil, pois recebe o maior número de estrangeiros. A atividade representa 12% do PIB do Estado”, disse.

As reuniões do COMTUR deverão ocorrer mensalmente e a próxima está marcada para a primeira quarta-feira do mês de setembro, às 9h, no Terminal Marítimo de Passageiros.