Número de cirurgias eletivas cresce no Município

24/08/2018 - 14h:34m

A movimentação nos corredores do centro cirúrgico do Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça (HMMNSG) é grande. Desde ontem (23), nove cirurgias gerais foram realizadas. E para amanhã (25), mais seis estão programadas. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue trabalhando para aumentar o número de cirurgias eletivas e beneficiar o maior número de pacientes, focando na qualidade e no bom atendimento. Desde maio, 265 procedimentos cirúrgicos foram realizados em São Francisco do Sul. Além disso, as cirurgias eletivas também são encaminhadas para outras cidades.

Nesta semana, as cirurgias realizadas foram de vesícula e hérnia. No total, 15 pacientes passaram por procedimentos cirúrgicos. “Eu estava bem nervosa para fazer a cirurgia, mas, ao mesmo tempo em que o nervosismo tomava conta a felicidade ficava em primeiro lugar”, afirmou a paciente Andreza do Rosário, de 18 anos.

Para Rafael Prochamn Figueiredo, morador do Município há um ano e meio, o atendimento em São Francisco do Sul é ótimo. “Desde a consulta no postinho, que foi há três meses, eu fui muito bem atendido. Estou feliz por tudo ter sido rápido, pois dessa forma logo consigo voltar para minhas atividades normais, trabalho, esportes, etc”, ressaltou.

Na programação do hospital, de 15 em 15 dias ocorrem as cirurgias gerais. Intercalado a esses procedimentos cirúrgicos acontecem as cirurgias de ortopedia, ginecologia e vascular. Em todas elas, o paciente realiza a consulta pré-operatória, os exames laboratoriais e uma avaliação pré-anestésica. Após isso, o paciente é liberado e encaminhado para a cirurgia.