Contações de histórias enriquecem a 6ª Feira do Livro

31/08/2018 - 15h:41m

Durante toda essa semana, alunos das escolas municipais, estaduais e particulares visitaram a 6ª Feira do Livro de São Francisco do Sul, que termina hoje (31), para acompanhar de perto as contações de história. Além dos alunos de ensino fundamental e ensino médio, os pequenos dos Centros Municipais de Educação (CMEIs) também aproveitaram o evento.

Para coordenadora do CMEI Cantinho Alegre, Neusi Bittencourt, a Feira do Livro proporciona uma oportunidade diferente para os estudantes. “Além de trazer um contato com a escrita e a leitura, o evento proporciona uma saída da rotina das aulas e uma apresentação de coisas novas para as crianças. Eles adoram, tanto que todos os anos nós participamos”, afirmou.

As contações foram realizadas todos os dias, no período da manhã e também no período da tarde. “A contação de histórias não é só um passatempo, pois além de estimular a imaginação das crianças, também motiva a sensibilidade delas. Por meio da história a gente consegue colocar as pessoas no lugar do outro", comenta a contadora de histórias, Andréa do Rozário, da Academia Brasileira de Contadores de Histórias.

Andréa também ressalta que é essencial a contação de histórias para crianças. “Muitas vezes o primeiro contato da criança com o texto é por meio de histórias que contamos a elas. Depende primeiro muito do adulto estimular e incentivar os pequenos no mundo da leitura”.

Realizaram a visita na feira os CMEIs: Girassol, Mundo Encantado, Pantera Cor de Rosa, Pequeno Príncipe, Mickey Mouse, Cantinho Alegre, Semente da Esperança, Chapeuzinho Vermelho, Estrelinha do Amanhã, Frei Martinho, Bem Me Quer, Peter Pan, Sonho Feliz, Pequeno Polegar e Peixinho Dourado. Na rede particular de ensino participaram turmas da Ilha Encantada e do Peixinho Dourado.

Depois das contações, todos os alunos pegaram um retalho de tecido para levar para casa, uma forma de simbolizar memórias e as histórias de cada um. “Nós somos feitos de histórias, de pedacinhos de histórias. Essa é uma forma deles lembrarem desse momento que compartilhamos”, complementa Andréa.