Equipe da Prefeitura apresenta nova estrutura organizacional voltada para investimentos e economia

04/09/2018 - 15h:52m

Com foco na gestão eficiente, na responsabilidade fiscal e orçamentária e em processos mais ágeis, a Prefeitura de São Francisco do Sul apresentou hoje (4), durante coletiva de imprensa, a reforma administrativa que contará com estrutura organizacional voltada para ações de investimento e economia. No novo modelo, a previsão é de que o Executivo economize R$ 844.467,84 mil reais em um ano e quatro meses. O Projeto de Lei da reforma foi enviado ontem (3) para apreciação pela Câmara de Vereadores. Na apresentação realizada hoje, o presidente do Poder Legislativo, Edson Luiz Duarte, esteve presente.

Para o prefeito Renato Gama Lobo, a reforma é necessária para que sejam feitas adequações administrativas. “Vamos priorizar ações estratégicas, voltadas à área econômica, como, por exemplo, o turismo, bem como a infraestrutura da cidade. Importante destacar que as mudanças não representam aumento de gastos, vamos continuar com o equilíbrio das contas públicas”.

Nas mudanças, a estrutura será reorganizada sem o aumento de cargos e com redução de despesas de custeio. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Marcos Arzua, a gestão vai privilegiar o maior dinamismo nos processos. “O intuito da reforma é a eficiência do atendimento de demandas públicas. Por isso, mudanças de gerência para secretaria. Uma maior autonomia para melhorar o atendimento ao cidadão e a eficiência do processo”, ressaltou.

Nesta proposta de melhoria no atendimento ao cidadão, os munícipes poderão se dirigir às gerências do Ervino e do Distrito do Saí, além da futura Diretoria dos Balneários, para solicitações e encaminhamentos de pedidos. O morador do Ervino, por exemplo, não precisará mais se deslocar até o Multiuso, na Rua Barão do Rio Branco, para solicitar pedidos para a Secretaria de Infraestrutura, Urbanismo e Integração, como de projetos, etc. A partir da reforma, serão implantados processos para que as gerências tenham maior resolução de demandas.

Entenda as principais mudanças com a aprovação do Projeto de Lei

De forma geral, as principais mudanças são nas transformações de gerências em secretarias. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável, que era responsável pelas gerências de Turismo, Esporte, Agricultura, Pesca e Portos, será transformada em núcleo. Já as gerências, agora viram secretarias. Na nova estrutura, Secretaria de Turismo, Secretaria de Esporte e Secretaria de Pesca, Agricultura e Assuntos Portuários.

O Núcleo Avançado de Gestão foi extinto. Em contrapartida, foi criada a Secretaria Municipal de Governo, responsável pelo relacionamento institucional entre os órgãos do Município e pelo relacionamento com os órgãos do Poder Legislativo e demais instituições. A Secretaria de Finanças, Administração e Gestão de Pessoas foi desmembrada em duas, tornando-se, se aprovado este Projeto de Lei, em Secretaria de Finanças e Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas.

A Gerência dos Balneários será transformada em Diretoria, mas seguirá ligada à Secretaria de Obras. A motivação da mudança é também para autonomia, levando em consideração o número de habitantes dos Balneários e a necessidade de atender com mais celeridade e eficiência as demandas.