Dia Mundial da Limpeza acontece neste mês

05/09/2018 - 14h:05m

O mês de setembro é marcado por um dia especial quando se diz respeito à limpeza do nosso planeta. O Dia Mundial da Limpeza acontece no terceiro sábado do mês, no dia 15, e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente programou uma grande ação, a partir das 8h, tendo como ponto de concentração a EEB Annes Gualberto.

Além da limpeza do bairro, terá também a 3ª edição da Ecofeira, que acontece das 9h às 12h, Cabide Sustentável, apresentações culturais e doação de mudas. Na ocasião, será servido almoço no valor de R$ 10.

A ação, que consiste na ideia de limpar coletivamente o país, teve início na pequena nação da Estônia, em 2008, quando 50 mil pessoas se reuniram para limpar o país em apenas 5 horas.

O sucesso da limpeza na Estônia se espalhou pelo mundo e hoje são mais de 150 países que organizam limpezas baseadas no mesmo modelo, sendo o movimento considerado a maior organização do gênero no mundo. No dia 15, todos esses países, voluntários e parceiros, se reunirão para diminuir o lixo no mundo e chamar a atenção para o lixo mal administrado.

No Brasil, todos os estados estarão envolvidos na ação e São Francisco do Sul, através a Secretaria Municipal de Meio Ambiente está confirmado como cidade participante.

Veja como participar:

- Reúna a comunidade escolar e programe uma ação de limpeza em algum ponto, nas proximidades de sua escola, entre os dias 10 e 14 de setembro de 2018.

- Informe à Secretaria Municipal do Meio Ambiente o local para que seja mapeado a ação de limpeza.

- Compartilhe a ação nas redes sociais utilizando: #LetsDoItBrasil”, #DiaMundialDeLimpeza, #smma, #reciclasaochico, #nome da escola; (para que as publicações sejam acompanhadas em todo o Brasil é importante usar as #).

- Crie grupo no whatsapp e adicione o número 996170401.

- Grave vídeos com o grito de guerra: “LIXO NO CHÃO, NÃO!”, e encaminhe para publicação nas redes sociais da Prefeitura Municipal.