Seminário do Plano Diretor amplia discussão do tema no Município

12/09/2018 - 17h:47m

Em dois dias de evento, o Seminário de Revisão do Plano Diretor Participativo proporcionou debates importantes relacionados ao meio ambiente, economia, infraestrutura, cultura e patrimônio de São Francisco do Sul. Foram realizadas palestras e mesas redondas que possibilitaram a participação ativa da população. O evento teve como objetivo a ampliação de conhecimentos para o seguimento do processo de revisão do Plano Diretor no Município.

Na oportunidade, foram abordados temas como patrimônio histórico, empreendedorismo no turismo e economia no mar, plano de gerenciamento costeiro, investimentos econômicos e preservação ambiental, a função social da cidade e a sustentabilidade econômica. “Foram dois dias de muito aproveitamento tanto para a equipe do Plano Diretor quanto para a população presente. Uma forma de ampliar o conhecimento e dar para a população uma oportunidade a mais para questionar e somar na discussão de revisão do Plano”, afirmou o presidente do grupo técnico do Processo Participativo de Revisão do Plano Diretor, Ângelo Pereira Costa.

Para o oceanógrafo e secretário executivo do grupo Pró-Babitonga, Ricardo Haponiuk, que palestrou sobre “Plano de Gerenciamento Costeiro e Plano Diretor: Relações de Articulação e Integração”, a discussão do Plano Diretor reflete diretamente no cotidiano e na vida das pessoas. “As discussões devem ser feitas com as pessoas porque tratam diretamente de assuntos que dizem respeito a elas. É de extrema importância essa iniciativa da Prefeitura de São Francisco do Sul e o estímulo dado a população para participar das tomadas de decisão”, ressaltou.

Ainda na temática, o mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade, Charles Henrique Voôs, trouxe para o debate a importância de pensar o Plano Diretor não apenas focando em sua cidade, mas prestando atenção na articulação regional. “Nas revisões é necessário que o Município e os moradores não pensem apenas em seu bairro, sua cidade. Mas que se alinhem e se articulem com cidades vizinhas, pensando em zoneamento e em mobilidade, ou seja, em um todo”.

A programação do Seminário foi embasada nos assuntos constantemente debatidos durante as 27 reuniões comunitárias, que ocorreram em várias localidades para debater prioridades no Plano Diretor.