Secretaria de Saúde promoverá caminhada em alusão ao Setembro Amarelo

21/09/2018 - 10h:20m

Na próxima sexta-feira (28), às 14h, será realizado o encerramento das atividades do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, com a 2ª edição da Caminhada Todos Pela Vida. O percurso terá início em frente ao Museu Nacional do Mar, seguindo pela Rua Babitonga com destino final na Praia do Mota, onde estará montado um espaço lúdico com atividades voltadas para a promoção da vida. Toda a comunidade está convidada a participar.

Em São Francisco do Sul, foi sancionada recentemente a Lei nº 2045 de 2018, que inclui no calendário oficial de eventos da cidade o Setembro Amarelo. O objetivo é alertar e promover o debate sobre o suicídio e as suas possíveis causas, contribuir para a redução dos casos, estabelecer diretrizes para ações integradas (entre população, órgãos públicos e instituições públicas e privadas) e ampliar o debate.

O suicídio só começou a ser tratado como problema de saúde pública em 1990. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 805 mil pessoas cometem suicídio por ano. No Brasil, é registrada uma ocorrência a cada 45 minutos, e de acordo com diagnóstico do Ministério da Saúde, foi registrado entre 2011 e 2016, 62.804 mortes por suicídio, além das 48.204 tentativas.

As ações estão sendo realizadas pela Secretaria de Saúde, por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

Confira o restante da programação do Setembro Amarelo:

24/09 (segunda- feira) - 8h30

Local: CAPS

Reunião com os psicólogos da rede municipal

Tema: suicídio (encaminhamentos, ações, manejo, protocolos)

25/09 (terça-feira) - 13h30

Local: CAPS

Reunião com médicos ESFs, CAPS E PS

Tema: suicídio (encaminhamentos, ações, manejo, protocolos)

28/09 (sexta-feira) - 14h

Caminhada seguida de atividades na Praia do Mota.