Compostagem é tema de reunião com o Porto de São Francisco

21/09/2018 - 15h:15m

O projeto de transformar os resíduos de granéis portuários em adubo orgânico foi o tema da reunião entre o Executivo Municipal e a presidência do Porto. A pretensão da prefeitura, através da Gerência de Agricultura e Secretaria de Meio Ambiente, é a de instalar usina de compostagem no município, de modo que a destinação dos resíduos seja realizada adequadamente.

A reunião teve como objetivo alinhar a parceria, haja vista que a presidência está de acordo com o que foi proposto. Atualmente, os resíduos vão para aterro sanitário em outra cidade. “Estamos interessados na oportunidade de dar uma destinação mais adequada ao nosso resíduo. O meio ambiente, cada vez mais, nos cobra uma solução sustentável e a ideia da usina de compostagem é a mais pertinente", ressaltou o presidente do Porto Luiz Furtado.

A Gerência de Agricultura vem trabalhando no projeto e, até então, realizou estudos de viabilidade da usina. O prefeito Renato Gama Lobo, um dos maiores incentivadores da ideia, acredita que será grande passo para a sustentabilidade local: “Estamos confiantes de que podemos aliar economia e meio ambiente para melhorar a qualidade de vida local. Iremos transformar o resíduo descartado em insumo orgânico para a agricultura familiar e escolar”, enfatizou o prefeito.