São Francisco do Sul adere à campanha Mares Limpos da ONU

03/10/2018 - 08h:05m

O São Chico Eco Festival acontece neste final de semana, entre os dias 5 e 7, na Prainha, serão dias de muito surfe e ações de sustentabilidade. Uma delas é a adesão de São Francisco do Sul na Campanha Mares Limpos, de nível mundial, da Organização das Nações Unidas (ONU). A cerimônia será realizada amanhã (4), às 15h, na Prainha. Lançada no Brasil em julho de 2017, a Campanha tem como objetivo desenvolver ações durante cinco anos para conter a maré de plásticos que invade os oceanos.

Aderindo a ação, o Município, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, se compromete em realizar ações que visem a preservação dos mares. A primeira acontece já na manhã da quinta-feira (4) com a instalação de lixeiras e bituqueiras, buscando incentivar a coleta seletiva na orla, a conscientização e educação ambiental da população.

Na ocasião, acontecerá também a mesa redonda sobre o tema “A problemática do lixo e a gestão de resíduos sólidos nas praias brasileiras”. O principal objetivo é apresentar e debater as experiências e os conhecimentos de múltiplos projetos que estão em desenvolvimento sobre o tema proposto, oferecendo oportunidade de interação com as escolas do Município, com os atletas e com o público presente.

De acordo com dados da ONU, a cada minuto, 1 milhão de garrafas plásticas são consumidas no mundo, e 8 milhões de toneladas de plástico são despejadas nos oceanos a cada ano. Nos últimos 20 anos, a proliferação de resíduos de descartáveis e microesferas de plástico tornou o problema do lixo marinho ainda mais sério e a ONU alerta para que os mares não sejam atingidos por uma maré de plásticos provocada pelo consumo humano.

Outras atividades que contribuem na Campanha e que serão realizadas durantes o São Chico Eco Festival são: mutirão de limpeza da Prainha, instalação de placas com informações socioambientais na orla e ação de limpeza da praia depois do evento. A Campanha não termina junto com o Festival, as ações continuam no Município, buscando deixar os mares da cidade cada vez mais limpos.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde