São Francisco do Sul ganha visibilidade internacional com estudo sobre TPA

04/10/2018 - 09h:22m

São Francisco do Sul vai ganhar visibilidade internacional na próxima semana. O artigo científico intitulado “A implantação da Taxa de Preservação Ambiental como Política Pública visando o Desenvolvimento Sustentável do Turismo em São Francisco do Sul” será apresentado na 8ª Conferência Internacional da Associação de Pesquisa de Ensino Superior em Turismo, que acontece entre os dias 9 e 12 de outubro, na Universidade de Paris (Panthéon-Sorbonne), na França. O convite veio da Universidade após seleção do artigo.

O artigo, escrito pela gerente de Turismo, Jamille de Freitas Machado Douat, pela diretora-presidente da Fundação Cultural, Andréa de Oliveira, e pelo secretário de Meio Ambiente, Gabriel Conorath, será apresentado por eles no dia 10. Segundo o prefeito de São Francisco do Sul, Renato Gama Lobo, que integrará a comitiva representando o Município, o convite é uma oportunidade para a cidade. “Queremos mostrar o quão encantadora é São Francisco do Sul, além disso teremos a oportunidade de dividir o trabalho que estamos fazendo com agentes do segmento turístico em nível internacional. É um evento renomado e nossa cidade estará representada no destino turístico mais visitado do mundo”.

Despesas da viagem, como passagens e a hospedagem, serão custeadas via patrocínio de empresas francisquenses que entenderam a importância da projeção da cidade em um evento desta natureza, reduzindo, dessa forma, o uso de recurso público. Já as demais despesas, alimentação e transporte, serão divididas entre diárias do Município e custeio próprio da equipe. A comitiva chega a Paris no dia 9 de outubro e retorna no dia 13. Todas as despesas da viagem do prefeito, incluindo passagem e hospedagem, serão custeadas por ele.

No evento e na embaixada do Brasil em Paris serão distribuídos materiais promocionais de São Francisco do Sul. “A conferência é organizada por uma associação de pesquisa formada por pesquisadores da França e do Brasil. No entanto, vários destinos nacionais e internacionais estarão presentes apresentando seus trabalhos e falando de suas experiências”, afirmou Jamille.

Para a produção do artigo, foram abordados eixos como patrimônio cultural, turismo e políticas públicas. “Hoje, não é mais possível discutir as demandas públicas da cidade sem que haja uma reflexão acerca da necessidade de preservação do patrimônio natural e cultural”, relata Andréa.

O secretário de Meio Ambiente, Gabriel Conorath, atribui a seleção do trabalho na Conferência a um processo de validação dos estudos realizados. “Ficamos realmente alegres com esse reconhecimento, o que nos traz a certeza de que estamos no rumo certo de que a TPA é de fato uma ferramenta de preservação ambiental”, disse Gabriel.