Abertura do São Chico Eco Festival marca adesão do Município na campanha Mares Limpos da ONU

04/10/2018 - 18h:39m

A cerimônia de abertura do São Chico Eco Festival, evento que vai unir surfe e sustentabilidade, aconteceu na tarde de hoje (4) na Prainha. Na ocasião, foi realizada também a adesão de São Francisco do Sul na campanha Mares Limpos, da Organização das Nações Unidas (ONU). O Município agora faz parte de uma campanha de nível mundial, que tem como intuito evitar que a poluição plástica chegue aos oceanos.

Segundo o prefeito Renato Gama Lobo, a participação ativa da população é necessária para que aconteça a mudança e a conscientização com o meio ambiente. “Vamos aproveitar estes dias de Festival para plantar a semente da sustentabilidade no coração dos francisquenses. Muitas ações já foram realizadas, mas agora com a adesão do Município na campanha esperamos que mais pessoas se engajem”, afirmou.

De acordo com a analista de campanhas da ONU Meio Ambiente, Mariana Bertelli Bazzini, 13 cidades brasileiras já aderiram à campanha Mares Limpos. “Todas as cidades que aderiram são de Santa Catarina, o Estado tem se mostrado líder no combate de plástico no mar. Estamos muito felizes e orgulhosos de fazer parte hoje deste pontapé inicial no caminho de mais uma cidade catarinense.”

Na oportunidade, também foi realizada uma mesa redonda sobre o tema “A problemática do lixo e a gestão de resíduos sólidos nas praias brasileiras”. Participaram da mesa redonda representantes do Executivo, representantes de instituições ambientalistas e de pesquisa, como universidades, ONGs, institutos, projetos, etc.

E amanhã (5) começa a etapa mais importante do World Surf League (WSL) Qualifying Series feminino no Brasil esse ano, o São Chico Eco Festival com status QS 1500, que até domingo também vai decidir o título sul-americano Pro Junior de 2018, para atletas com até 18 anos de idade. Elas já estão divididas nas primeiras fases, nas primeiras baterias participam a equatoriana Dominic Barona e a peruana Sol Aguirre. O evento, idealizado pela surfista profissional e embaixadora da WSL DA América do Sul, Marina Werneck, segue até domingo (7) com muito surfe e sustentabilidade na Prainha. A Prefeitura é patrocinadora do São Chico Eco Festival, por meio do Fundo Municipal de Meio Ambiente, e conta com o envolvimento direto da Secretaria de Meio Ambiente e da Gerência de Esportes.

Ações do São Chico Eco Festival nesta sexta-feira (5)

Amanhã (5), a partir das 9h, será aberta a Vila Ecológica criada junto a arena do evento na Prainha. No local, terá um posto de entrega resíduos, exposições, atividades educativas, exibição de filmes e documentários sobre lixo na praia, doação de mudas, etc.

Às 10h, acontece um mutirão de limpeza na Prainha e às 11h serão instaladas novas placas com informações socioambientais. Para fechar o primeiro dia do São Chico Eco Festival, às 18h ocorrerá um show com bandas locais. No sábado e domingo, as atividades prosseguem na Vila Ecológica juntamente com as disputas nas ondas.