Gieppe apresenta trabalhos realizados na Rede Municipal de Ensino

18/10/2018 - 14h:52m
Na manhã de hoje (18), foram apresentados os trabalhos e resultados de pesquisas realizados pelo Grupo Interdisciplinar de Estudo, Pesquisa e Práticas em Educação (Gieppe). O objetivo do Gieppe é apoiar a Rede Municipal de Ensino, fornecendo informações para subsidiar a gestão e os professores em suas respectivas atribuições, produzindo materiais pedagógicos, contribuindo com a formação de professores e incentivando mecanismos de discussão para políticas públicas. A reunião contou com a presença do presidente do Sindicato dos Servidores Públicos, José Araldo Batista. O Gieppe foi criado em janeiro deste ano (2018), e com os dados das pesquisas realizadas até o momento, utilizando a aplicação de questionários em grupos focais, é possível avaliar a formação específica de cada professor, o currículo da Rede Municipal, as práticas de ensino e analisar também quais são os recursos pedagógicos mais utilizados e quais são os recursos que os professores desejam para as aulas. Para o secretário de Educação, Daia Carvalho, o auxílio do grupo é essencial para o desenvolvimento de uma educação de qualidade na Rede Municipal de Ensino. “Todo o trabalho realizado pelo grupo tem reflexo direto para obter bons resultados dentro das salas de aula e, consequentemente, a educação do nosso Município de uma maneira geral”, ressalta. Dentre algumas ações do grupo, está a formação continuada de professores, que tem o foco em questões pertinentes à rede e à escola, com a abordagem de fragilidades específicas referentes à formação dos professores e cursos relacionados com a prática dos docentes. Além disso, a equipe também apoia a EM João Germano Machado na implementação no novo currículo, realiza palestras e mediação da Conferência Municipal de Educação, além da elaboração do sistema de avaliação da EM João Dias. O Gieppe é formado por profissionais da educação do Município de diferentes áreas do conhecimento, com um grupo interdisciplinar que atua na Educação infantil, Ensino fundamental I e Ensino fundamental II. A equipe está trabalhando provisoriamente no andar superior da Biblioteca Pública Municipal Augusto José Ribeiro.