Programa de qualificação tem como foco o turismo em São Francisco do Sul

25/10/2018 - 09h:17m

Um Programa de Qualificação, o Qualitur, está sendo implantado no município com o intuito de construir um turismo sustentável e qualificado para bem receber visitantes, incentivando a preservação e conservação dos recursos naturais e culturais da cidade, sem esquecer o bem estar da comunidade.

Fruto de uma parceria entre Prefeitura, por meio da Gerência de Turismo, e entidades do município, o objetivo do Projeto Qualitur é estruturar ações de qualificação e capacitação dos prestadores de serviços turísticos de São Francisco do Sul que atuem direta e indiretamente no atendimento ao turista. A primeira etapa será voltada para uma atualização do atendimento voltado ao visitante. “Este é um importante passo rumo à qualificação do atendimento feito pela cadeia turística em nossa cidade. Estamos trabalhando para viabilizar mais infraestrutura e a mão de obra é um aspecto crucial no desenvolvimento turístico”, destaca o prefeito Renato Gama Lobo.

O lançamento do Qualitur conta com quatro atividades. A primeira ação é a reunião geral de organização do receptivo do navio de passageiros com entidades, comerciantes e toda a cadeia envolvida com a chegada do cruzeiro. O encontro será no próximo dia 6, no Terminal Marítimo de Passageiros.

O Qualitur ainda conta com um curso, dividido em dois módulos: Introdução à Hospitalidade e Turismo (20h) e Inglês Básico para o Turismo (20h). O curso tem início no dia 6 de novembro, com aulas nas terças e quintas-feiras, das 18h30 às 20h30. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas na Câmara de Dirigentes Lojistas de São Francisco do Sul (CDL), que fica na Rua Dom Fernando Trejo Y Sanabria, 614, no Centro. O valor da inscrição é R$ 50,00 para o público geral e R$ 30,00 para associados da CDL.

Está prevista, ainda, palestra no dia 12 de novembro, com o secretário de Turismo de Blumenau, Ricardo Stodieck, que falará sobre ‘Empreendedorismo em Turismo’. E, encerrando a primeira fase do Qualitur, Silvana Fioravante ministrará o curso ‘Encantando Clientes com o Atendimento Disney’. Para este item da programação, há taxa de inscrição específica, que será abonada no caso de participação nas demais ações do Qualitur. Inscrições devem ser feitas na CDL.

Confira detalhes da programação do Qualitur:

Reunião de organização de recepção ao navio de passageiros

Data: 6 de novembro 2018

Horário: 14h

Local: Terminal Marítimo de Passageiros | Rua Babitonga, nº 62, Centro Histórico

Tema: Organização de ações para organizar a recepção ao navio de passageiros programada para 25 de janeiro de 2019

CURSO

Módulos: Introdução ao Turismo e Hospitalidade e Inglês Básico para Atendimento ao Turista

Data: 6 de novembro de 2018

Horário: 18h30 às 20h30

Local: Auditório da ACISFS | Praça da Bandeira, Centro Histórico.

Quantidade de alunos: 40

Ministrante: Professora Adriana Igreja – IFC

Detalhamento de Conteúdo: Conceito de Turismo, Turista e Veranista; benefícios e beneficiados pelo turismo; a relação da comunidade com o turismo e a importância da hospitalidade e do conhecimento dos atrativos turísticos locais.

Ministrante: Professora Fabíola Conorath

Detalhamento do conteúdo: Vocabulário e estruturas específicas da Língua inglesa, saudações e expressões básicas para comunicação. Tempos verbais simples e presente contínuo, pronomes e advérbios de modo e de tempo. Comunicação na língua inglesa em situações da vida profissional na área de comércio e turismo. Vocabulário técnico.

PALESTRA Empreendedorismo em Turismo

Data: 12 de novembro 2018

Horário: 19h às 22h

Local: Auditório do Shopping São Francisco | Rua Barão do Rio Branco, nº 377, Centro.

Quantidade de participantes: 170

Ministrante: Ricardo Stodieck – Secretário de Turismo de Blumenau

CURSO Encantando Clientes com o Atendimento Disney

Data: 4 de dezembro 2018

Horário: 8h30 às 18h30

Local: Sala de Convenções do Hotel Villa Real | Rua Francisco Machado de Souza, nº 1.135, Paulas.

Valor: R$ 100,00

Ministrante: Silvana Fioravante (Coach)

Detalhamento de Conteúdo: Por que perdemos clientes? A importância do atendimento ao cliente, dicas de atendimento Disney, gerando conexão emocional e fidelizando clientes, como conquistar o cliente e gerar UAU!.

Aos participantes que obtiverem 100% de frequência nas capacitações do projeto Qualitur, serão automaticamente inscritos no Curso Encantando Clientes com o Atendimento Disney.