Águas de São Francisco do Sul prepara moradores para a temporada de verão

26/10/2018 - 11h:52m

Com o verão chegando, a concessionária Águas de São Francisco do Sul alerta e orienta os moradores para limpeza de caixas de água e de gordura. Os procedimentos garantem a qualidade da água da residência e podem prevenir o aparecimento de possíveis inconvenientes como resíduos, entupimentos de pias e extravasamentos.

Conforme o coordenador de operações, Matheus Felipe da Cunha Silva, a caixa d’água é fundamental pois serve como uma reserva para a residência. Já a caixa de gordura é um dispositivo ligado à pia, e tem a função de evitar que tubos e encanamentos, que recebam gordura, entupam com frequência.

O coordenador ainda orienta que a limpeza da caixa de gordura seja feita a cada três meses, pois assim evita transbordamentos de água, gordura e sujeira através do ralo e da própria pia. “Já a caixa d’água deve ser mantida sempre fechada, para evitar a entrada de insetos, como o mosquito da dengue por exemplo. Se recomenda fazer a limpeza a cada seis meses”, explica.

Confira algumas dicas de limpeza repassadas pela Concessionária:

CAIXA D´ÁGUA

1 – Feche o registro de entrada da água. Depois de destampar a caixa, anule a boia amarrando-a com um pequeno cabo (mantendo-a para cima).

2 – Esvazie a caixa d’água abrindo a torneira e dando descarga, até ficar apenas um palmo de água.

3 – Tampe a saída da água com panos, para que o que sobrou no fundo não desça.

4 – Esfregue com esponja ou escova a parte interna da caixa d’água. ATENÇÃO: não use sabão, detergente ou produtos químicos que possam contaminar a água.

5 – Retire a água suja que sobrou no fundo usando baldes ou panos. Solte a boia e abra o registro, deixando entrar um pouco de água.

6 – Acrescente água sanitária (um litro para cada 100 litros de água). Molhe as paredes internas da caixa e depois não utilize essa água nem mexa no reservatório.

7 – Passadas duas horas retire os panos dos canos de saída da caixa, solte a boia, abra novamente o registro e deixe a caixa encher normalmente.

8 – Por fim, coloque novamente a tampa. Se a caixa estiver bem tampada, a próxima limpeza pode ser feita em seis meses.

CAIXA DE GORDURA

1 – Separe um saco plástico resistente, uma pá pequena ou peneira e coloque luvas de borracha 2 – Recolha toda a gordura depositada. Essa etapa vai fazer com que possíveis entupimentos e vazamentos sejam evitados. Coloque tudo o que retirou no saco plástico. É importante que você não deixe que essa gordura vá para o esgoto. Não a jogue no vaso sanitário, por exemplo.

3 – Raspe delicadamente as paredes e as tampas com uma espátula, garantindo que toda a gordura acumulada seja retirada.

4 – Depois de retirar o excesso de sujeira da caixa de gordura, faça uma mistura de duas colheres de bicarbonato, duas colheres de sabão em pó e água quente. Logo em seguida, jogue um copo de vinagre de cozinha e espere a efervescência.

5 – Esfregue depois com uma esponja ou com uma escova de cerdas e pronto. Depois é só enxaguar! Para facilitar, recomendamos que utilize água sob pressão. Está feita a limpeza de caixa de gordura.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde