Projeto conscientiza sobre a importância da higiene bucal no Sandra Regina

06/11/2018 - 13h:43m

Desde o mês de março de 2018 que as crianças da rede municipal de ensino vêm recebendo educação sobre a importância da higiene bucal. A iniciativa começou no CMEI Pedacinho do Céu, onde a adesão foi grande e todas as crianças foram atendidas, desde o berçário. O atendimento na EBM Dr. Rogério Zattar aconteceu em setembro, e desde então tem sido dada continuidade ao projeto.

O objetivo da ação é conscientizar a comunidade, principalmente as crianças, da importância de se fazer uma boa higiene bucal. O projeto é uma iniciativa da Estratégia Saúde da Família (ESF) do Sandra Regina, em que é feito um trabalho com as crianças da comunidade local para que elas façam o acompanhamento frequente na ESF.

Inicialmente as crianças passam por uma triagem para identificar se elas necessitam de algum atendimento mais aprofundado, e caso necessite, são aconselhadas a comparecer a Unidade ESF mais próxima, de acordo com o bairro em que a criança reside. Caso a família não realize o acompanhamento na ESF, é feito contato via telefone para reforçar a importância. Drª. Silvana, odontologista responsável pelo projeto, conta que o número de crianças que foram atendidas ainda é baixo, mas que o objetivo é atingir a escola inteira, já que até agora apenas as turmas até o 4° ano foram quase 100% atingidas.

Apesar disso, o retorno tem sido positivo e a demanda de atendimento aumentou nos últimos meses. Para alcançar mais crianças, a autorização dos pais, solicitada para que a consulta possa ser feita, será encaminhada em conjunto com a rematrícula para reforçar a importância de uma boa higiene bucal.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde