Esquadrilha da Fumaça se apresenta nesta sexta em SFS

07/11/2018 - 13h:33m

A tarde da próxima sexta-feira (9) será diferente em São Francisco do Sul. Os francisquenses vão poder acompanhar a apresentação de um dos mais reconhecidos shows aéreos acrobáticos do mundo. A Esquadrilha da Fumaça, composta por oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB), fará sua demonstração às 16h, para o público reunido ao longo da orla da Babitonga, no Centro Histórico, com concentração no aterro do Mercado Público. Dois trios elétricos farão a transmissão do som das apresentações: um ficará no aterro da Babitonga e outro próximo à Capitania. Um locutor da Esquadrilha vai descrever toda a apresentação.

A apresentação é em alusão aos 150 anos da Alfândega da Receita Federal do Brasil em São Francisco do Sul e centenário da Delegacia da Capitania dos Portos em São Francisco do Sul e do 62º Batalhão de Infantaria em Joinville. A escolha da data de apresentação no Município não foi realizada pelos organizadores do evento. A agenda de demonstrações é definida pelo Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER).

De acordo com o oficial responsável pela apresentação da esquadrilha em São Francisco do Sul, Capitão Grothe, para que a demonstração ocorra com segurança existem alguns parâmetros mínimos de condições climáticas a serem levados em consideração. “A esquadrilha possui dois tipos de demonstração: um para dias com meteorologia sem restrições e outro mais simples para um tempo restrito, com nuvens baixas e visibilidade prejudicada”, afirmou.

Grothe também ressaltou que as condições meteorológicas são checadas momentos antes do horário marcado para a demonstração, para que possa ser definido qual perfil será realizado. “Importante destacar também que em caso de chuva que restringe a visibilidade ou cause riscos à segurança do voo, a demonstração infelizmente é cancelada”.

Além das condições climáticas, para que o evento ocorra com segurança, algumas orientações específicas deverão ser seguidas, como, por exemplo, a proibição do uso de drones durante a apresentação. Além disso, a Capitania já oficializou marinas a respeito da proibição de fundeio de barcos na Baía Babitonga e um pedido para que as embarcações evitem o tráfego no local da apresentação a partir das 15h30 até o final da ação.

De acordo com o Departamento Municipal de Trânsito (Demtran), o trânsito ficará impedido na Rua Babitonga desde a parte da manhã, assim como o estacionamento no Aterro da Babitonga. E para maior comodidade dos munícipes, o Terminal Turístico Valter Gama Lobo estará disponível para o estacionamento de carros e ônibus. Já os pontos de atendimento da ambulância estarão localizados na esquina da Rua Fernandes Dias com a Rua Babitonga.

Esquadrilha da Fumaça não se apresenta em SFS desde 1995

A última apresentação da Esquadrilha em São Francisco foi no ano de 1995, que agora retorna para celebrar momentos históricos importantes da cidade mais antiga de Santa Catarina. Serão cerca de 35 minutos emocionantes, com sete aeronaves A-29 Super Tucano realizando dezenas de acrobacias.

A Esquadrilha da Fumaça nasceu da iniciativa de jovens instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica, no Rio de Janeiro, que, em suas horas de folga, treinavam acrobacias em grupo, com o objetivo de mostrar aos cadetes a capacidade e segurança dos aviões, incutindo-lhes confiança e motivando-os para a pilotagem militar. Em 14 de maio de 1952, aconteceu a primeira demonstração oficial da Esquadrilha de Fumaça no Rio de Janeiro. Até o momento, já são cerca de 3.800 demonstrações realizadas no Brasil e em 21 países.