Dia da Consciência Negra com atividades no Município

09/11/2018 - 09h:15m

Durante a semana que vem, de 13 a 18 de novembro, São Francisco do Sul vai parar um pouco para refletir e comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. Serão realizadas diversas atividades relacionadas à temática, incluindo premiação de concurso de redação sobre a mulher negra, lançamento de livro, roda de samba e muito mais. As ações estão sendo organizadas pela Fundação Cultural Ilha de São Francisco (FUCISF), pela Liga das Escolas de Samba e pelo Movimento Afrodescendente de São Francisco do Sul.

Para a diretora da FUCISF, Andréa de Oliveira, a data é um marco na história do Brasil, um período de reflexão e importância da valorização da cultura e da identidade negra. “É um momento de união de forças para colocar em evidência e também em discussão esta importante temática, pois ainda hoje, mesmo com toda a legislação sobre o tema, encontramos situações que menosprezam a participação negra na construção do nosso país”, afirmou.

No primeiro dia (13) do cronograma de atividades, será realizada uma oficina de afromusicalização para os alunos da Escola de Educação Básica Santa Catarina. A ação ocorrerá às 14h. Já no dia seguinte (14), será realizada a primeira atividade aberta ao público com a palestra da Saúde da População Negra com a enfermeira Vanessa Cardoso, além da premiação do concurso de redação Mulher Negra do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM). A atividade iniciará às 14h no Terminal Marítimo de Passageiros.

No fim de semana a programação continua. No sábado (17), às 18h, o escritor Iratan Curvello lança o livro Olhar Negro no Centro Cultural Ester dos Passos Rosa. Já no domingo (18), no Mercado Público Municipal, a partir das 11h acontece a Roda de Samba da Liga das Escolas de Samba. Para finalizar a programação, às 15h, serão realizados os lamentos da capoeira de angola com o contra mestre Marcelo Almeida.