Fique ligado nos riscos de saúde que oferece o carrapato

19/11/2018 - 11h:38m

O carrapato é transmissor de várias doenças, tanto em seres humanos quanto em animais, como é o caso da febre maculosa. São necessários alguns cuidados específicos para evitar a transmissão de doenças e a proliferação, principalmente na hora de eliminar os carrapatos.

A rápida proliferação é um dos principais problemas, já que a eficiência reprodutiva dos carrapatos é grande, e em um ciclo de 21 dias a fêmea é capaz de colocar até 3 mil ovos. Existem algumas práticas que ajudam na precaução, como a utilização de uma pinça na hora da remoção, de modo a não espremê-lo, para não espalhar os ovos caso seja uma fêmea, o que diminui as chances de proliferação.

A transmissão é feita através da picada, quando o carrapato infectado adere ao corpo da pessoa por um período mínimo de 4 horas. É necessário ter cuidados redobrados em locais de mata ou ambientes com infestação, como a utilização de roupas compridas.

Cuidados para evitar e eliminar carrapatos

- Em casa, verificar os locais propícios à ocorrência de ninhos (Batentes de portas e janelas, muros, paredes, frestas e locais embaixo de móveis).

- Manter o quintal limpo e o terreno roçado, se atentando para a higienização frequente de canis e casinhas dos animais de estimação.

- Checar o animal depois dos passeios e caso encontre carrapato leve seu pet ao veterinário.

- Uma opção de prevenção ao animal é utilizar a coleira carrapaticida.

- Não esmagar o carrapato com as unhas, pois ele pode liberar as bactérias e infectar partes do corpo com lesões.

- Em ambientes naturais priorizar o uso de roupas compridas e calçados.

- Em caso de picada ou sintomas febris, dores no corpo ou marcas avermelhadas procurar a unidade de saúde mais próxima.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde