Semana Nacional de mobilização de combate ao Aedes Aegypti acontece em novembro

22/11/2018 - 09h:02m

No período de 26 a 30 de novembro, ocorre a Semana Nacional de Mobilização de Combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças graves, como a dengue, a Febre Chikungunya e a Zika.

 

O estado de Santa Catarina tem verificado neste ano (2018) um assustador aumento de focos do mosquito, sendo que já supera os 13.000 focos, em mais de 140 municípios catarinenses, onde já temos 75 municípios considerados infestados pelo Aedes aegypti. Além do aumento de focos, também se verifica o aparecimento de diversos casos de dengue e Chikungunya contraídos dentro de Santa Catarina.

 

Com a chegada do período de calor, aumenta ainda mais o risco de proliferação do mosquito e por consequência o risco dessas doenças. A principal medida de prevenção é não permitir que o mosquito Aedes se reproduza, sendo que ele precisa de locais com água parada para proliferar.

 

É preciso que todos façam a sua parte, não permitindo o acúmulo de água limpa e parada, como, por exemplo, em pneus velhos, vasos de plantas, caixas d'água sem tampa, piscinas abandonadas, lonas plásticas, ralos descobertos e calhas de chuva entupidas, ou qualquer reservatório que possa acumular água parada.

 

Com a adoção de medidas simples e já bem conhecidas, realizadas por todos em suas casas e locais de trabalho, conversando com nossos vizinhos e amigos, podemos fazer com que nossa cidade fique livre desse mosquito que pode causar tantos problemas.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde