Procurador do MPF realiza apresentação na Prefeitura

23/11/2018 - 14h:34m

Na manhã de hoje (23), o procurador do Ministério Público Federal em Joinville, Tiago Gutierrez, esteve na Prefeitura para apresentar e debater assuntos relacionados às ações civis públicas existentes em São Francisco do Sul e solicitar um aumento nas ações de recuperação das vegetações nativas das praias. Atualmente, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realiza ações de recuperação na praia de Ubatuba, Itaguaçu e Enseada e também manutenção das espécies exóticas da restinga no Ervino e na Praia Bonita, localizada no Distrito do Saí.

Na reunião, que contou com a presença do prefeito Renato Gama Lobo, do vice-prefeito Walmor Berretta Júnior e do secretário de Meio Ambiente Gabriel Conorath, Gutierrez pontuou a possibilidade de um acordo com o Município para atenuar conflitos e irregularidades ao longo da orla francisquense. Por exemplo, supressão de vegetação do bioma da mata atlântica e ocupação da área de união de formas irregulares. Ainda na ocasião, foi debatida com a presença da equipe da Ascoredi e do vereador Wilson Ledoux Batista, mais conhecido como Tuta, a questão jurídica do projeto Costa do Encanto.

No início do mês (13), o prefeito esteve em visita no Distrito do Saí para avaliar a obra da estrada que integra o projeto Costa do Encanto, com o engenheiro civil da Prefeitura, Jonicir Max Scharmitzel, e com o secretário municipal de Meio Ambiente, Gabriel Conorath. “Queremos sensibilizar as autoridades, o Ministério Público, a aceitar uma proposta de pavimentação com paver dos 3,5 km do trecho que fica entre a Capela Nossa Senhora da Glória até a Praia Bonita, utilizando recursos da Prefeitura”, afirmou Gama Lobo. O prefeito estuda uma maneira de custear esta pavimentação com paver pelo Município, caso seja liberada.