Combate à AIDS em foco na ação de conscientização da Secretaria de Saúde

27/11/2018 - 08h:33m

Na próxima sexta-feira (30), das 8h às 12h, a Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Atenção Especializada de Prevenção e Saúde (CAEPS), vai promover uma ação de conscientização para o combate à AIDS. A atividade, que será realizada na Rua Barão do Rio Branco, tem como objetivo orientar a população sobre a doença para incentivar a realização de exames e a procura por atendimento médico. No sábado (1º), é celebrado o Dia Mundial de Combate à AIDS.

O CAEPS é a unidade direcionada ao tratamento de doenças como a tuberculose, às hepatites virais e a AIDS. O paciente recebe o tratamento completo para a AIDS, desde os testes rápidos até o acompanhamento com o médico infectologista. A unidade também oferece medidas de prevenção para as pessoas que se expuseram a situações de risco. Para receber o atendimento é necessário se dirigir até o CAEPS, Hospital, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou Estratégia Saúde da Família (ESF) em até 24 horas após a exposição. O paciente receberá os medicamentos necessários para o tratamento, que tem duração de 28 dias.

O tratamento é feito com o coquetel de medicamentos, que está disponível gratuitamente para os pacientes no CAEPS. O médico infectologista do CAEPS, Luiz Henrique Melo, explica que a AIDS é a consequência da diminuição da imunidade acarretada pela presença do vírus HIV. “O que muitas pessoas não sabem é que a presença do vírus no organismo não significa necessariamente que o paciente tem a doença. Ela pode ser evitada caso o tratamento seja feito de forma correta”, afirmou.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde