Atividades de formação dos coletores encerraram nesta terça (11)

11/12/2018 - 16h:17m

Nesta terça-feira (11) aconteceu o último dia, de atividade do ano, para formação dos coletores de materiais recicláveis. Em parceria com a Secretaria de Saúde, houve orientações sobre saúde pública, com a fonoaudióloga Cláudia Santana e a nutricionista Andréia Vicente. Os participantes também tiveram uma aula, com a artesã Maristela Amorim Tavares, em como reutilizar os materiais para produzir arte.

A ação faz parte do projeto Recicla São Chico, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, lançado em janeiro de 2018, que teve como primeira etapa a instalação de coletores no prédio sede da Prefeitura e do Multiuso, para que os servidores públicos façam a destinação correta do lixo.

Um dos objetivos principais do projeto é aumentar a porcentagem dos resíduos destinados à reciclagem. De acordo com levantamento do Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduo Sólido, apenas 9% dos resíduos da cidade são destinados à reciclagem.

Para o prefeito Renato Gama Lobo a ação de dar dignidade a esses trabalhadores é de suma importância: “São os coletores que contribuem diretamente para dar sustentabilidade à cidade, transformando o que alguns consideram lixo e descartam no meio ambiente, em materiais que são reutilizados. A política que queremos é que eles tenham garantias em poder trabalhar dignamente”, ressaltou o prefeito.