São Francisco do Sul nos preparativos para a temporada de verão

14/12/2018 - 10h:43m

São Francisco do Sul já está sendo preparada para a temporada de verão. Temas relacionados à infraestrutura, trânsito, segurança, regulamentação de ambulantes, quiosques e diversões náuticas vêm sendo discutidos pela Comissão de Verão desde agosto. Nesta temporada 2018/2019, o Município lança o projeto “Sou + São Chico”, série de ações recreativas, esportivas e turísticas para valorizar ainda mais a cidade e ampliar o sentimento de pertencimento dos moradores e turistas que visitam a região.

Para iniciar a temporada, no dia 22 de dezembro, será lançada a ação “Sou + São Chico Verão”, que busca trazer mais vida e atividades diversas para as praias de São Francisco do Sul. A abertura ocorrerá às 19h, na praça da Ponte da Enseada. Logo em seguida, às 22h, a banda São Chico Groove se apresenta no Palco da Enseada.

Para o prefeito Renato Gama Lobo, as ações do “Sou + São Chico” buscam movimentar e levar ainda mais atrativos para os moradores e visitantes. “Nosso foco é no bem estar dos munícipes e também dos visitantes. São Chico já possui inúmeras belezas naturais, mas acrescentar novas atividades é uma forma de ampliar o aproveitamento da temporada e dar novas opções para a população”, ressaltou.

Na semana entre Natal e Ano Novo, a Enseada será contemplada com atrações musicais de rock, pagode e sertanejo, aulão de zumba, ginástica na praia, caminhada e atividades recreativas. No Ervino, a programação também está repleta de jogos esportivos e recreação, caminhadas e ginásticas na praia.

Na noite de Réveillon, os moradores e turistas vão poder acompanhar o show de fogos no Centro Histórico e na região das praias. Na Enseada, a partir das 21h, a animação vai ficar por conta da apresentação do DJ R. Vargas e Ney Soarez e Banda. Na Vila da Glória, a partir das 20h, o DJ Rafael Ramos e a Banda Reluz prometem movimentar a virada de ano. E no Centro Histórico, a partir das 21h, o público vai acompanhar a apresentação do DJ Fabinho e da Banda Soul Assim.

Como a cidade está se preparando para a temporada:

COLETA DE LIXO

No ano passado, em meio aos estudos relacionados à Taxa de Preservação Ambiental (TPA), foi averiguado que São Francisco do Sul recebeu mais de dois milhões de visitantes de novembro de 2017 a março de 2018. Atualmente, a cidade conta com pouco mais de 50 mil habitantes, mas na temporada de verão a população aumenta consideravelmente.

Por conta deste aumento, a empresa responsável pela limpeza urbana do Município, a Ambiental, iniciará no próximo domingo (16), a coleta de lixo diária nos balneários. Este cronograma ampliado se estende até o dia 10 de março. Além disso, também nas praias estão sendo instaladas 300 lixeiras, enquanto a limpeza urbana recebe um aumento de mais de 100 funcionários na temporada.

De acordo com o gerente regional da Ambiental, Paulo Eduardo Bachtold, é necessário também que a população colabore com o descarte correto de lixo. “Nós fazemos o nosso trabalho, mas também dependemos da população e dos comércios. É necessário colocar o lixo no horário próximo à coleta, além de acondicionar os resíduos corretamente. É um trabalho em conjunto”, afirmou.

ABASTECIMENTO DE ÁGUA

A concessionária responsável pelo abastecimento de água em São Francisco do Sul, a Águas de São Francisco, investiu um total de R$ 9,9 milhões em melhorias para a temporada. A empresa ampliou a rede de abastecimento em 35 quilômetros e revitalizou a Estação de Tratamento de Água (ETA) que atende a praia do Ervino, onde também foi ampliado o sistema.

Na praia da Enseada, a concessionária está concluindo a substituição de dois mil metros de rede na Avenida Atlântica para ampliar a eficiência no abastecimento e levar mais tranquilidade a moradores e turistas. Para o verão, também passaram por manutenção os chuveiros públicos das praias. São dois na Prainha, um na Praia Grande, três na Enseada, dois no Itaguaçu e um na Praia Bonita. A Prefeitura encaminhou um ofício para a Águas de São Francisco para a instalação de mais chuveiros nas praias. Segundo a assessoria de imprensa, a equipe está analisando onde poderiam ser instalados.

Algumas outras ações também estão sendo tomadas para aumentar a segurança hídrica dos moradores e turistas, como a instalação de ventosas na adutora do sistema Saí-Mirim e Alegre, reduzindo a quantidade de ar nas redes e as possibilidades de manutenções corretivas. “Contratamos ainda um caminhão-pipa para atender a comunidade, em caso de desabastecimento”, explica Matheus. O plano verão da empresa também irá utilizar geradores de energia nos principais pontos do sistema, evitando o desabastecimento de água em virtude de queda de energia elétrica.

A Águas de São Francisco prevê também ampliar o atendimento nas lojas do Ervino, Vila da Glória e Enseada, com abertura das lojas também aos sábados, nos meses de dezembro e janeiro. No Ervino, o atendimento aos sábados será das 8h30 às 17h, na Gerência do Ervino, localizada na Avenida Acaraí, s/n, próximo à escola e ao posto de saúde. Já na Vila da Glória, o atendimento será às terças e quartas-feiras, das 9h às 16h30, no posto localizado ao lado da lotérica. Na praia da Enseada, quintas, sextas e sábados, das 8h30 às 17h, no Espaço Cultural Casa de Praia, localizada na Avenida Santa Catarina, 1271.

SEGURANÇA

A Polícia Militar ainda não divulgou o número de policiais que irão reforçar a segurança de São Francisco do Sul na temporada de verão. No entanto, na semana que vem será realizada a abertura da Operação Veraneio, que consiste no planejamento e execução de atendimento especial nas cidades litorâneas. De acordo com o Tenente Andrade, da Polícia Militar de SFS, como em todos os anos, o Município vai contar com um aumento no número do efetivo da PM para cobrir a área central e demais localidades, além de reforço na questão de motos, cavalaria, bicicletas e helicóptero águia.

SAÚDE

Na saúde, os equipamentos públicos, como, por exemplo, unidades de Estratégia Saúde da Família (ESFs), seguem o cronograma de trabalho da Prefeitura, sendo dia 21 de dezembro o último dia de trabalho de 2018. O expediente retorna normalmente no dia 7 de janeiro. No entanto, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada na Rodovia Duque de Caxias, s/n - Sandra Regina, e o Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça (HMMNSG), Rua Manoel Antonio Bueno, s/n - Rocio Grande, continuam com atendimento 24h neste fim de ano.

Na escala de curativos, a UPA contará com atendimento diário no período da manhã, das 9h às 11h, e o Hospital no período da tarde, das 13h às 15h.

ATENDIMENTO AO TURISTA

São Francisco do Sul vai ficar preparada no atendimento aos turistas. No Centro de Atendimento ao Turista (CAT) da orla da Enseada, o horário de funcionamento será diário das 9h às 19h. Já no dia 24 e 31 o CAT da Enseada funcionará das 09h às 12h, e no dia 25 e 1º estará fechado.

No CAT Rocio Grande, localizado na Avenida Dr. Nereu Ramos, o horário será das 09h às 17h. O espaço estará fechado nos dias 24, 25, 31 e 1º.

Texto: Amanda Branco

Download das fotos em alta resolução

Aguarde