Você sabe como funciona o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)?

07/01/2019 - 16h:26m

No Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) são oferecidos atendimentos aos pacientes com transtornos mentais moderados a graves, incluindo os causados por dependência química, como o álcool.

As consultas são feitas por agendamento, sendo necessário levar a carteirinha do SUS, um documento com foto e o encaminhamento de uma unidade de Estratégia Saúde da Família ou do clínico do Premir.

Além disso, também existe o serviço de acolhimento, em que o paciente chega à unidade com o encaminhamento, mas sem uma consulta agendada, e é recebido pela enfermeira, técnicas de enfermagem, psicóloga ou pela assistente social para um pré-atendimento.

São realizadas, em média, 250 consultas psiquiátricas e 500 atendimentos mensais. O primeiro atendimento serve para obter um diagnóstico do quadro clínico do paciente, que permanece em acompanhamento caso necessite de tratamento. Na unidade o paciente tem acesso a consultas médicas, oficinas terapêuticas, acolhimento, terapia em grupo e fornecimento de medicamentos.

As oficinas terapêuticas são uma das iniciativas para melhorar o tratamento dos pacientes. De acordo com Caroline Helena Nazario dos Santos, terapeuta ocupacional da unidade, as oficinas possuem objetivo de trabalhar a autoestima, atenção e concentração, relações interpessoais, desenvolvimento de habilidades e interesses, organização, rotina e autonomia dos pacientes.

Os pacientes também têm acesso a toda medicação disponibilizada gratuitamente na farmácia da Secretaria de Saúde. A partir do projeto Farmácia Itinerante, os remédios podem ser retirados na própria unidade de Estratégia Saúde da Família do bairro, o que facilita o acesso dos pacientes ao tratamento.

O CAPS funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e fica localizado na rua Almirante Barroso, nº 490 - Rocio Pequeno.

Texto: Giovana Corrêa de Barros - Estagiária

Revisão: Alisson Brito

Download das fotos em alta resolução

Aguarde