Paulas vai receber investimento em infraestrutura turística

17/01/2019 - 14h:18m

São Francisco do Sul vai receber um novo investimento no setor turístico. Apenas durante esta temporada de verão, a Secretaria de Turismo estima a passagem de 2,2 milhões de pessoas pela cidade. A movimentação é principalmente na região das praias. No entanto, o intuito é mostrar outros locais e belezas que podem ser encontradas no Município. Por conta disso, o bairro Paulas, localizado próximo à região central, vai ganhar um novo trapiche, além da reforma da Praça Manoel Fortunato Sebastião.

Para o prefeito Renato Gama Lobo, o turismo é um dos pilares da cidade. “Estamos ampliando todos os anos o número de visitantes. Planejar e trazer novas opções turísticas é uma forma de dar mais opções àqueles que nos escolhem para a temporada, sem contar os próprios moradores. O Paulas é um bairro de muitas histórias, queremos ajudar a construir as novas”, ressalta.

A nova estrutura será custeada via emenda parlamentar, assinada em dezembro do ano passado, pelo então deputado federal Mauro Mariani, no valor de R$ 911.877,39. A verba é oriunda do Ministério do Turismo, tendo o Município que arcar com uma contrapartida mínima de 0,1%.

A Prefeitura está agora na fase de desenvolvimento do projeto que posteriormente será encaminhado para análise da REDUR/CEF/JO. Após a aprovação das peças técnicas encaminhadas, o Município estará autorizado a promover a licitação. “Agora, com a assinatura do contrato entre a REDUR/CEF/JO com o Município, estamos aptos a apresentar um projeto detalhado para que o mesmo seja aprovado. Após a licitação, com a empresa vencedora faremos o acompanhamento da obra, com vistorias, fiscalizações, medições dos serviços e autorização de pagamentos”, ressalta o engenheiro Angelo Pereira Costa, que coordena a Gestão Municipal de Convênios (GMC).

Criação de nova estrutura agiliza processos para novos recursos e obras

No dia 4 de dezembro de 2018, foi sancionada a Lei nº 2.109/18, que dispõe sobre a reforma administrativa da Prefeitura de São Francisco do Sul. Em meio às mudanças, foi criado o setor denominado de Gestão Municipal de Convênios (GMC), vinculado ao Gabinete do Prefeito e que, entre outras funções, terá a responsabilidade sobre projetos, fiscalização, acompanhamento, medição, pagamentos e prestação de contas de obras oriundas de convênios e fontes diversas.

Com isso, assuntos que antes correspondiam à Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (Seinfra), foram remanejados para esse novo setor, oportunizando com isso a melhora nos serviços do Seinfra, que tem entre outras funções o de atendimento ao público em diversas demandas, fiscalização de obras e posturas e cadastro técnico multifinalitário.

De acordo com Costa, o objetivo da nova estrutura é o de agilizar processos. “Estamos voltados totalmente à captação de recursos externos, emendas, financiamentos, convênios, fomentos entre outras atribuições. Trabalharemos para agilizar os processos, buscando sempre mais dinamismo nessas ações”, salienta.

A equipe da nova estrutura é formada por técnicos de diversas áreas, funcionários de carreira da Prefeitura e comissionados, que vão auxiliar diretamente no acompanhamento das próximas obras.

Texto: Amanda Branco