Solenidade na Praça Getúlio Vargas e Desfile Comemorativo marcam aniversário da cidade

15/04/2019 - 10h:34m
O aniversário de 172 anos da cidade de São Francisco do Sul foi celebrado hoje (15), pela manhã, na Praça Getúlio Vargas, onde o prefeito Renato Gama Lobo e o vice-prefeito Walmor Berretta Júnior receberam autoridades e a comunidade. A cerimônia começou com o hasteamento das bandeiras acompanhado pela execução do hino com a participação de Banda Guarani. Alunos da Escola Municipal Caic Irmã Joaquina e do Colégio Univille prestaram homenagens ao município com a leitura de textos e poemas. Para a diretora da Escola Caic, Josiany Machado do Rosário Rosa, a participação foi especial. “Um momento único, em que os alunos têm a oportunidade de compartilhar fazendo a história de São Francisco do Sul. Além disso, permite a participação dos pais, que vieram assistir. Nós acreditamos que e escola e família é a união que faz a diferença”, relata a diretora da unidade. A comemoração do aniversário de elevação à categoria de cidade já é uma tradição no município que é a terceira cidade mais antiga do país, em função da data de seu descobrimento, 515 anos atrás, e a primeira do Estado. “Esta cerimônia é importante para que as pessoas reflitam sobre o ontem, o hoje e o amanhã. O que ainda podemos construir e elevar ainda mais nossa cidade e nossa gente, para que possamos viver com a melhor qualidade de vida, harmonia e prosperidade”, frisa o prefeito. Durante o evento, o aniversário de 101 anos da Delegacia da Capitania dos Portos em São Francisco do Sul também foi lembrado. A Banda Guarani tocou a música Cisne Branco em homenagem. Após a cerimônia, o público acompanhou o Desfile Comemorativo que uniu pelotões militares, escolas, entidades e a Secretaria Municipal de Assistência Social. As comemorações do aniversário da cidade seguem nesta segunda-feira (15), com a programação da 31ª Festilha - Festa das Tradições da Ilha.