Prefeito assina contrato de financiamento de R$ 5 milhões com o Banco do Brasil

18/04/2019 - 10h:48m

O prefeito Renato Gama Lobo assinou na tarde desta quarta-feira (17), em Joinville, o contrato de financiamento no valor de R$ 5 milhões com o Banco do Brasil para aquisição, por parte da Prefeitura de São Francisco do Sul, de máquinas, veículos, computadores e softwares para georreferenciamento e geoprocessamento.

Durante a assinatura do contrato, o superintendente comercial do Setor Público do Banco do Brasil, Fernando Favoreto, parabenizou a gestão municipal por estar com as contas equilibradas, o que facilitou a aprovação, por parte da instituição financeira, do financiamento. “O crédito para os municípios sempre foi muito contingenciado, mas uma resolução do Tesouro Nacional do ano passado facilitou essas operações. Mesmo assim, poucos municípios do país, e eu falo isso porque atendo os três estados do Sul, apresentaram uma situação fiscal que permitisse a obtenção dessa operação de crédito, como foi o caso de São Francisco do Sul. Trabalhei recentemente na Paraíba e lá, dos 227 municípios, apenas cinco conseguiram esse financiamento”, afirmou.

Para a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, cujo equipamento atual possui em média 10 anos de utilização, serão adquiridas sete máquinas: quatro retroescavadeiras, duas escavadeiras hidráulicas e uma motoniveladora. Os setores de Eletrificação e Fiscalização receberão dois veículos utilitários, o primeiro com plataforma para manutenção preventiva e poda de árvores em áreas de risco de danificação à rede elétrica, e o segundo para facilitar o acesso em localidades onde é necessário um veículo com tração 4x4. Para a Secretaria da Saúde será adquirida uma ambulância para oferecer melhor condição de transporte dos usuários do sistema de saúde do município.

“Com esses novos veículos e equipamentos, a Prefeitura terá condições de oferecer um melhor serviço à população. Principalmente por parte da Secretaria de Obras, que colocará de imediato esse maquinário para atender às demandas das diversas localidades do município para manutenção de vias e os reparos que forem necessários”, disse o prefeito, que agradeceu o empenho do servidores municipais, em especial o trabalho das funcionárias da Secretaria de Finanças, Maria José Costa e Maria Lucia Fernandes, bem como o do secretário da pasta, Wilson Felício dos Reis, no equilíbrio das contas públicas.

Também serão adquiridos novos computadores para agilização e otimização dos serviços em diversas secretarias, e um software de georreferenciamento e geoprocessamento que será utilizado para a atualização do cadastro imobiliário de São Francisco do Sul. “Esse software será focado no recadastramento imobiliário, no plano de ordenamento territorial e na regularização fundiária dos imóveis urbanos. Com isso poderemos ter um acréscimo na receita do IPTU, no ITBI e no ISS da construção civil, entre outros. E com esse aumento de receita, poderemos investir mais em saúde, em educação, em obras de infraestrutura, preservação ambiental, turismo, cultura e lazer para todos os francisquenses”, afirmou Renato Gama Lobo.