Mais de 650 alunos competem na 18ª Olesfran

22/04/2019 - 11h:50m

A animação desta segunda-feira (22) chuvosa ficou por conta dos estudantes participantes da abertura da 18ª Olimpíada Estudantil Francisquense (Olesfran). O evento reúne 21 escolas de São Francisco do Sul, com cerca de 650 alunos disputando sete modalidades: futsal, handebol, voleibol, vôlei de praia, judô, karatê, tênis de mesa e xadrez. As escolas campeãs da Olesfran representarão o município na etapa microrregional.

O primeiro jogo desta manhã foi de futsal masculino entre o colégio Krapp e a EEB Vereadora Ruth Nóbrega Martinez. Na partida, o Krapp venceu por 3x0. A Olesfran tem como um dos objetivos a integração entre as escolas. Os jogos acontecem no Ginásio Valdir Quirino da Luz e no Ginásio Dauro Stazak, enquanto que as modalidades individuais ocorrem no Clube 24 de Janeiro.

Para o secretário de Esportes, Juliani de Barros, a Olesfran é importante não apenas pela questão esportiva e de desenvolvimento físico dos alunos, mas, principalmente, no desenvolvimento do bom cidadão. “As crianças de hoje são os adultos de amanhã. A transformação começa com eles, e o esporte tem o poder de mostrar e possibilitar novas oportunidades para os jovens, tanto nas questões de saúde quanto de socialização”, ressalta.

Esta é a primeira etapa da Olesfran, com estudantes de 12 a 14 anos. Após o término desta competição, que leva em média 10 dias, será realizada a segunda etapa com alunos de 15 a 17 anos das escolas da cidade. Os estudantes competem por uma vaga na etapa microrregional, que segue para a regional, estadual e, por último, para o brasileiro. No ano passado, as meninas do futsal do colégio Krapp chegaram até a etapa estadual.