EBM João Germano realiza eleições de candidato a vereador mirim para estimular o voto consciente

25/04/2019 - 15h:35m

Aconteceu na manhã de hoje (25), na Escola Básica Municipal João Germano Machado, no Iperoba, a eleição para a escolha do representante da instituição para as futuras votações para vereador mirim. A eleição, que elegeu a aluna Cleide Mara Agostinho Lopes como representante da escola, contou com a participação de 70 alunos na faixa etária entre 12 e 15 anos.

O objetivo do projeto é trabalhar a cidadania de forma contextualizada com a realidade dos estudantes e estimular o voto consciente. A instituição simulou todo o processo eleitoral com a produção de título de eleitores para os alunos, cartazes e santinhos para divulgação dos candidatos, cédulas de votação e convocação de mesários para que as crianças e adolescentes pudessem ter a experiência real de participar de uma eleição.

A iniciativa surgiu do interesse de uma das alunas em participar do projeto de vereador mirim. A partir disso, a coordenação da escola começou o projeto. A diretora Dionise de Ramos explica que durante todo o processo foi trabalhado com os alunos a importância do voto consciente. “Posso dizer que superamos nossos objetivos. Tudo foi realizado com muita seriedade e comprometimento. Os alunos reproduziram na íntegra os papéis de cada um em um processo eleitoral real”, diz. A partir de 2020, o projeto passará a integrar o plano político pedagógico da instituição.