CAPS promove ação de conscientização em prol do Dia da Luta Antimanicomial

17/05/2019 - 13h:57m

Na manhã desta sexta-feira (17), a equipe do Centro de Atenção Psicossocial, o CAPS, promoveu uma ação de conscientização em prol do Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Durante toda a manhã, os funcionários da unidade conversaram com a população para explicar a importância do sistema de políticas relacionadas à saúde mental e do incentivo ao tratamento humanizado dos pacientes psiquiátricos. O dia 18 de maio marca a comemoração do movimento da Luta Antimanicomial no Brasil, criado com o intuito de conscientizar a população sobre a importância das mudanças que já vêm acontecendo no sistema de políticas públicas de atenção à saúde mental.

A coordenadora do CAPS, Aline Mamede, explica que o objetivo da ação é unir esforços contra a segregação da pessoa com sofrimento mental, o isolamento em relação à sociedade e o preconceito contra esses indivíduos. “O objetivo da ação é conscientizar a população de que trancar não é tratar. O paciente psiquiátrico tem o direito de um tratamento livre e digno ofertado pelo SUS”, diz.

Em São Francisco do Sul, o CAPS é responsável pelo tratamento desses pacientes e desenvolve um trabalho de acolhimento com a população portadora de sofrimento mental, depressão, neuroses, psicoses, esquizofrenias, além dos usuários dependentes químicos.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde