Começa Semana do Meio Ambiente de São Francisco do Sul

01/06/2019 - 13h:08m
A abertura da Semana Municipal de Meio Ambiente aconteceu neste sábado (1º), na Prainha, juntamente com o Junho Verde da Univille e a primeira etapa do circuito local de surfe do São Chico Eco Festival, aliando esporte, meio ambiente e cultura. A parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Univille já existe há nove anos, quando foi criada a EcoIlha. De lá para cá, essa união de esforços em prol do meio ambiente já foi responsável por muitas inciativas. “Temos que unir esforços para preservar nossa maior riqueza: a flora e a fauna. Estamos no caminho certo promovendo políticas públicas sérias com responsabilidade”, destaca o prefeito Renato Gama Lobo. A Semana de Meio Ambiente conta com várias atividades distribuídas durante os oito dias de programação, de 1º a 8, com ações gratuitas. Já o Junho Verde desenvolverá projetos ao longo do mês, não só em São Francisco do Sul, mas em Joinville também. “Somos campeões de desperdício de alimentos, segundo a ONU. Temos dificuldades em fazer algo simples como separar o nosso lixo ou mesmo colocar no lugar certo. Isso pode acabar no estômago de uma tartaruga. Cada cidadão pode fazer a sua parte”, destaca o professor da Univille, Cláudio Tureck. Ao longo do dia, surfistas locais buscam seus pontos na primeira etapa do São Chico Eco Festival. A premiação será às 18h30, no Bar do Banana, onde, em seguida, a banda São Chico Groove se apresenta fechando as atividades do dia. Amanhã, a programação é voltada às crianças com duas sessões de cinema gratuitas no Cine Teatro X de Novembro, com exibição do filme Sing: Quem Canta seus Males Espanta, às 15h e às 18h. “Queremos chamar a atenção da população sobre a importância da preservação do meio ambiente e, com a ajuda de todos, teremos um resultado mais efetivo. Deixo aqui meu convite a todos para participarem da Semana de Meio Ambiente”, convida o secretário de Meio Ambiente, Gabriel Daniel Conorath.