Secretaria de Assistência Social realiza atividades de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

10/06/2019 - 14h:48m
Na semana passada, entre os dias 4 e 7, a Secretaria de Assistência Social, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizou apresentações teatrais de combate ao abuso e exploração de crianças. O evento, realizado no Cine Teatro X de Novembro, envolveu crianças do Fundamental I, de todas as escolas da cidade. No dia 26 de junho, a ação será realizada na Vila da Glória. A necessidade surgiu diante dos dados apresentados pelo Conselho Tutelar e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), referente a situações de abuso sexual no município, principalmente nessa faixa etária. A apresentação e direção teatral foi organizada pelo Grupo Dionisos. A companhia tem um repertório de espetáculos voltados para área social, dentro da linguagem do teatro popular, com pequenas cenas e textos informativos que dão ao público um panorama do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A assistente social Priscila Gomes explica que o objetivo do teatro foi informar as crianças de como se defender e prevenir situações de violência. “Esse espetáculo foi pensado de uma forma didática, informativa e muito cuidadosa por conta da idade das crianças, com contos populares e com muita música”, destaca. Os espetáculos ocorreram nos períodos da manhã e da tarde, contando com o apoio de equipes técnicas, assistentes sociais e psicólogos e com a presença do Conselho Tutelar em todos os espetáculos. As ações foram custeadas pelo Fundo Municipal da Infância e da Adolescência (FIA). Além do teatro, a Secretaria realizou outras atividades durante o mês de maio para reforçar a temática com crianças e adolescentes: Roda de Conversa com o Sistema de Garantia de Direitos sobre o combate e abuso e exploração sexual de criança e adolescente, envolvendo técnicos, trabalhadores, Secretarias Municipais, Conselho Tutelar, entre outros; mobilização com as famílias trabalhando essa temática nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e panfletagem com informações sobre o tema.