Secretaria de Assistência Social promove roda de conversa sobre a violência contra o idoso

17/06/2019 - 10h:09m

No último dia 15 de junho, foi celebrado o Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Em São Francisco do Sul, a Secretaria de Assistência Social, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, realizará ações de conscientização, sensibilização e roda de conversa. Será a 1ª Semana Municipal de Conscientização e Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa. Hoje (17), às 14h, no Cine Teatro X de Novembro, a advogada e vice-presidente do Conselho Estadual do Idoso de Santa Catarina, Ariane Campos Angioletti, palestrará sobre a temática.

A data de 15 de junho foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência Contra à Pessoa Idosa, com o objetivo de serem preservados os direitos desses cidadãos. “A violeta é o símbolo desta luta. Ela simboliza o quanto temos que ter cuidado e também dedicar carinho e atenção para os idosos. Respeitar as pessoas idosas é tratar o próprio futuro com respeito”, ressalta o secretário de Assistência Social, Luiz Arnaldo Martins.

Além da roda de conversa, em parceria com a Secretaria de Saúde, nesta terça-feira (18), serão realizadas aferições de pressão e testes rápidos das 10h às 14h em frente ao CMEI Pedacinho do Céu, no Sandra Regina, e na Rua Barão do Rio Branco, em frente à Milium. No dia 19, também das 10h às 14h, ocorrerá a distribuição de folders informativos pelos equipamentos municipais.

Importante destacar que, o Estatuto do Idoso, de Lei nº 10.741, que regula os direitos das pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, estabeleceu categorias das formas de manifestação da violência contra a pessoa idosa, que podem ser divididas em violência física, negligência/abandono, violência sexual, econômico-financeira e patrimonial, autoinfligida e autonegligência ou psicológica.

Como e onde denunciar:

Autoridade Policial - Ligue 181

Ministério Público SC - Ligue 127 e (48) 3229-9306

Conselho Municipal do Idoso de SFS - Ligue (47) 3444-5577

Conselho Estadual do Idoso de SC - Ligue (48) 3664 0716

Conselho Nacional do Idoso - Ligue (61) 2027-3598

Disque Direitos Humanos - Ligue 100 (Recebe Denúncias Anônimas)