Equipamentos de pesca do Paulas são reformados

19/06/2019 - 13h:17m

Com a safra da tainha e do camarão, o movimento no Trapiche Gentil Emitério dos Santos, também conhecido como Trapiche do Paulas, intensifica. Em média, 200 famílias de pescadores utilizam a estrutura para a atividade pesqueira. Nesta semana, começou uma obra de reforço no local com a instalação de quatro colunas de apoio.

A estimativa é de que os trabalhos estejam prontos em 15 dias. O trânsito no local não está impedido, o trapiche pode ser utilizado, mas requer atenção de quem passa nos locais onde a equipe trabalha. As colunas serão feitas em concreto e ferro armado. Além da parte estrutural, as madeiras do deque que estiverem em má conservação serão trocadas, trabalho que vem sendo feito frequentemente pela equipe.

De acordo com o secretário de Pesca, Agricultura e Assuntos Portuários, César Adriano da Cruz, esta etapa da manutenção do trapiche faz parte de uma série de pequenas ações de melhoria. “No dia a dia, a equipe da Secretaria está conduzindo ações atendendo as demandas e necessidades apontadas pelas associações de pescadores, maricultores e agricultores, além das pessoas que utilizam localmente”, frisa.

Outro equipamento público que deve receber melhorias nos próximos dias é o Abrigo do Pescador Josias Rocha da Conceição, na praia das Varizes, no Paulas. Para o pescador Israel Cardoso da Rocha, uma boa notícia. “Cresci nesta praia, já tem 71 anos que estou aqui. Este espaço é importante para guardar nosso material. A reforma vem em boa hora, mas os pescadores têm que se unir para cuidar”, ressalta. Cerca de 20 pescadores artesanais usam o abrigo.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde