São Francisco do Sul lança programa Cidade Empreendedora

04/07/2019 - 12h:51m

Ontem (3), aconteceu o lançamento do programa Cidade Empreendedora, uma parceria entre a Prefeitura de São Francisco do Sul e o Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) de Santa Catarina, no plenário da Câmara de Vereadores, na presença de autoridades e representantes de entidades.

O programa será desenvolvido ao longo de um ano e meio com 26 atividades distribuídas em áreas como Desburocratização, Sala do Empreendedor, Revisão do Processo de Compras Governamentais, Planejamento Estratégico do Turismo e o Município em Números. “São Francisco do Sul foi selecionada para receber este projeto. Dados da cidade apontam que 99% das empresas constituídas aqui são pequenos negócios e empregam 48% da mão de obra do município. Isso demonstra a força do pequeno negócio. A responsabilidade do Sebrae, agora em conjunto com a Prefeitura, é que essas empresas cresçam”, relata Celso Orlando Pirmann, gerente de projetos do Sebrae.

A iniciativa vai envolver nove consultores especializados do Sebrae, equipe da Prefeitura, empresários e professores que permitirão a continuidade do projeto. “Nós estamos desenvolvendo este trabalho agora, mas o fruto dessas ações ficarão. A metodologia do Sebrae estará nas escolas, nas mãos do empreendedor e da comunidade. A cidade

merece uma parceria como essa”, destaca o vice-prefeito Walmor Berretta Júnior.

Para o gerente regional do Sebrae Norte, Jaime Arcino Dias Júnior, para se chegar à transformação do município que se deseja, é preciso ter o envolvimento de todos. “Precisamos da integração do poder público, empresas e entidades. Contamos com vocês! O que depender do Sebrae, teremos os melhores resultados”.

O Programa Cidade Empreendedora passa agora por uma fase colaborativa entre a equipe da Prefeitura e de consultores do Sebrae com identificação dos processos internos para revisão, desburocratização e simplificação. “O Programa faz parte de uma construção contínua de modernização da gestão pública e de ampliação do potencial empreendedor da nossa cidade. Um processo que já iniciou há dois anos que será elevado a um novo patamar a partir de agora. Na formação das equipes envolvidas, estão sendo privilegiados os funcionários de carreira, pois, reforçando, trata-se de um processo contínuo e de ações que vão do curto ao longo prazo”, diz o secretário de Pesca, Agricultura e Assuntos Portuários, César Adriano da Cruz.