Prainha no caminho de receber certificação nacional Bandeira Azul

17/08/2019 - 15h:43m

Desde 2018, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente trabalha para receber a certificação internacional Bandeira Azul para a Prainha, a Praia da Saudade, selo que credencia apenas nove praias brasileiras, seis das quais em Santa Catarina. Ontem (16), o secretário de Meio Ambiente, Gabriel Conorath, apresentou o programa aos comerciantes da região dos balneários. O encontro aconteceu no Bar do Banana, que fica na praia onde se busca implantar a iniciativa.

Além da Prainha, a Praia do Forte também entrará no processo como projeto piloto. Contudo, os trabalhos para a Prainha, reduto dos surfistas, estão mais adiantados. No Brasil, a certificação é gerida pelo Instituto Ambientes em Rede e, para que o município receba o selo, uma série de critérios precisam ser cumpridos, como o desenvolvimento de ações de educação ambiental, qualidade da água, gestão ambiental, além de atender a requisitos de segurança e serviço. “É uma construção coletiva. Estamos desenvolvendo políticas públicas para que esses critérios sejam atendidos não só para a certificação, mas pela necessidade de proteger o ambiente nativo e costeiro. E precisamos que todos estejam imbuídos desse mesmo sentimento. Por isso, a participação dos cidadãos é fundamental”, diz Conorath.

Na reunião, os comerciantes puderam entender o processo de certificação e os passos que a Secretaria de Meio Ambiente já deu para a consolidação deste projeto que acontece em todo o mundo e indica praias, marinas e embarcações que possuem elevado grau de gestão ambiental. Algumas etapas já foram cumpridas e outras estão em fase de implementação. “Estamos batalhando por este projeto que envolve a conscientização das pessoas sobre a necessidade de proteger o ambiente marinho e costeiro. Ao final de toda esta dinâmica, hastear a bandeira azul nesta temporada vai significar que conseguimos dar mais um passo rumo a um mundo mais sustentável”, destaca o prefeito Renato Gama Lobo.

A certificação é, também, uma ferramenta de fomento e qualificação turística. “Para os comerciantes da região dos balneários, a temporada de verão é um momento importante para a economia. Eles são agentes fundamentais neste processo para conquistarmos juntos a bandeira azul", afirma Conorath.