7ª Feira do Livro traz o lançamento de obras de autores francisquenses

21/08/2019 - 13h:38m

Nesta 7ª edição da Feira do Livro de São Francisco do Sul, a população vai poder acompanhar de perto o lançamento de livros de cinco autores, em sua maioria francisquenses, além de mais um lançamento de livro dos alunos do supletivo da EBM Waldemar da Costa. Na próxima quarta-feira (28), às 19h30, os escritores André Luís de Freitas Maia, Antônio Davi Silveira de Oliveira, Amanda Branco, Dermival Silva, Felipe Borba e Gabriel Coelho e a professora Suzanne de Lara dos Santos, em conjunto com 33 alunos do supletivo, lançam suas obras no Cine Teatro X de Novembro, em uma noite de homenagens, venda dos livros e autógrafos.

Para a Feira, o escritor André Luiz, francisquense de nascença, traz para lançamento seu segundo livro, intitulado “Contos da meia-noite”. “Escrever não é apenas um hábito, um trabalho ou uma obrigação. É uma forma de libertação. Meu incentivo, tanto pela leitura quanto pela escrita, veio da minha mãe, bem como a paixão pelas histórias fantásticas da nossa terra”, afirma. O livro é repleto de contos de terror e mistérios, levando o leitor para o mais terrível dos medos: o do desconhecido.

Os lançamentos são voltados para todos os estilos. O professor de história e mestre em educação pela Univali, Antônio Davi Silveira de Oliveira, por exemplo, traz para o público o livro de poesia “Mamilos ou Estilos”. “Todas as minhas poesias são escritas e inspiradas em São Francisco do Sul, sou um observador incansável da natureza como um todo. Trabalho na divulgação dos meus poemas desde os 20 anos de idade, com a intenção de popularizar a poesia nas cidades catarinenses, como SFS, Joinville, Jaraguá do Sul, entre outras”.

Ainda no universo dos poemas e poesias, os escritores Felipe Borba e Gabriel Coelho lançam o livro “Iwe ti Orisa” (livro de Orixá, em iorubá), um compilado de poemas curtos dedicados às divindades dos cultos de matriz africana. “O livro não traz referências diretas, mas remetem a elementos sutis, assim como suas ilustrações. O Iwe ti Orisa foi produzido de forma artesanal e com edição própria. É um início motivador para ambos, um livro originado de um encontro entre um poeta e um desenhista com o desejo em comum de levar adiante um pedacinho do mundo dos Orixás e seu axé”, ressalta Felipe.

Já no quesito literatura jovem e romântica, a escritora e jornalista Amanda Branco traz para o público o lançamento do seu primeiro livro, “Amor de Viagem”. Na história, a personagem Helena, uma menina sonhadora, deseja viajar o mundo, conhecer novas culturas e pessoas. Com 22 anos, acaba de ser demitida da livraria em que trabalha, nunca conseguiu exercer a profissão de jornalista e decide não acreditar mais em seus sonhos. “Chega uma hora que a Helena perde as esperanças. Ela tentava se manter sonhadora, mas a vida ia mostrando pouco a pouco que não seria bem assim. Entretanto, quando ela decide parar de sonhar, tudo muda e as coisas finalmente começam a acontecer”, afirma a autora.

O professor de história da EEB Nicola Baptista e do Colégio Francisquense, Dermival Silva, lança a obra intitulada “Ética nas relações sociais”. Para o autor, que é morador da Enseada, o livro é um sonho concretizado. “Sempre tive gosto pela leitura. Mas, sobre este tema, tudo começou há 12 anos, quando fiz minha pós-graduação sobre o tema. A partir daí, comecei a catalogar e escrever verbetes. No final do ano passado, decidi que iria consolidar, estruturar e publicar o livro tão sonhado”, conta Dermival.

A professora do supletivo da EBM Waldemar da Costa, Suzanne Lara dos Santos, em conjunto com 33 alunos, lança o livro “Pelas ruas de São Francisco”. Para Suzanne, o trabalho com os alunos é gratificante. “É recompensador ver alunos de supletivo lançando um livro. Nós sabemos que muitos tiveram caminhos diferentes na vida e mal sabiam ler e escrever, mas chegaram em nossa escola e hoje estão aqui realizando sonhos”, afirmou. No ano passado, a professora realizou na Feira do Livro o lançamento da obra “Um brigue que singrava a Babitonga”, também com alunos do supletivo.

Confira os valores das obras:

Contos da meia-noite - R$ 30,00

Mamilos ou Estilos - R$ 10,00