Revezamento Volta de São Francisco reúne 900 atletas de mais de 10 estados

14/09/2019 - 22h:29m

O 16º Revezamento Volta de São Francisco do Sul trouxe para a cidade mais de 900 atletas de 10 estados brasileiros. Os corredores deram o melhor de si nos 90 km de prova em meio aos casarões antigos, praias, trechos de estrada de chão e trilhas. Em primeiro lugar geral, a equipe vencedora foi a Amigos do Freire Jovens, de Curitiba, que completou a prova em 5h19min21seg. Entre as equipes participantes, 19 eram de atletas locais, de grupos como Street Runners, Bombeiro Militar, Equipe Belém, Studio Vida Ativa, Run Clube 27 e SME Guerreiros do Sol.

Para o corredor francisquense do Street Runners, Gustavo Duat de Mira, que participou pela primeira vez da prova nesta edição, a corrida é tudo. “Eu comecei a correr para superar uma depressão. Seis anos depois, três meses antes de correr uma das edições do revezamento em SFS, descobri que estava com câncer e com menos de 10% de funcionamento dos pulmões. Não pude correr naquele ano por questões de saúde, mas participei mesmo assim na equipe de apoio, estava lá acompanhando”.

Guga, como é conhecido, completou hoje a prova e comemorou a saúde e a vitória com os amigos. “Estou vivo por causa da corrida. Fiquei em coma, voltei, os médicos não acreditavam na minha melhora e hoje estou aqui. A corrida me deu tudo, me deu saúde, a vitória sobre a depressão e sobre o câncer e, ainda, uma extensão da minha família, hoje tenho uma família de corredores também. É uma honra correr com eles, nenhum atleta é meu adversário, são todos minha família”, ressalta.

Também participando pela primeira vez do revezamento, a atleta Lilian Volpi, da equipe Canelas Secas, de Bombinhas, elogiou a organização. “Foi uma corrida sensacional, muito bem organizada, com um pessoal bem empenhado, auxiliando e ajudando o tempo todo”, afirma. Para Lilian, a corrida também é tudo. “A corrida é a energia que me move, que me impulsiona e que me dá a vida, minha motivação vem toda do esporte”.

A secretária de Turismo, Jamille Douat, esteve na premiação do evento e agradeceu a participação de todos. “É um evento esportivo, mas que movimenta diretamente nosso turismo. Só tenho a agradecer a todos os atletas e equipe envolvida. Estamos com hotéis e pousadas lotadas, bares e restaurantes movimentados e, ainda, foram criados diversos empregos temporários. Este é um dos eventos que faz a economia da cidade girar. Ficamos muito felizes em recebê-los, estão todos convidados para a temporada de verão”, afirma.