Dia “D” de vacinação contra o sarampo acontece no próximo sábado (19)

15/10/2019 - 12h:07m

No próximo sábado (19), acontece o dia “D” da vacinação contra o sarampo. Todas as unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs) estarão abertas das 8h às 17h para facilitar o acesso da população à imunização. Nesta primeira fase da campanha, podem tomar a vacina contra o sarampo crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias).

De acordo com a secretária de Saúde, Nádia Raposo, o dia “D” tem como objetivo disponibilizar um dia e horários mais flexíveis para os responsáveis levarem seus filhos. “Nós sabemos que muitos pais, avós, tios, trabalham durante o dia todo e não conseguem, muitas vezes, levar os pequenos para tomarem a vacina. O dia “D" foca exatamente nisso, um sábado em que todas as unidades estão abertas justamente para atender aqueles que não conseguem ir durante a semana”, afirma.

A segunda fase da vacinação contra o sarampo, que consiste em uma Campanha Nacional de Vacinação, acontecerá entre os dias 18 e 30 de novembro com a aplicação de doses em adultos entre 20 e 29 anos de idade. O dia “D” da segunda fase será em 30 de novembro.

Casos de sarampo em Santa Catarina

Neste ano, até o dia 29 de setembro, foram confirmados 26 casos importados (de outros estados) de sarampo em Santa Catarina, além de 34 que estão em investigação ou reteste, conforme protocolo recomendado pelo Ministério da Saúde.

Os primeiros casos deste ano foram registrados no mês de fevereiro, em três tripulantes de nacionalidade estrangeira que estavam a bordo de um cruzeiro marítimo que ancorou nos municípios de Porto Belo e Balneário Camboriú. Os demais casos (23) foram registrados a partir do dia 17 de julho nas cidades de Florianópolis (16), Barra velha (3), Guaramirim (1), Balneário Camboriú (1), Schroeder (1) e Joinville (1).

Os últimos casos autóctones (contraídos no estado) de sarampo registrado em Santa Catarina foram no ano de 1999 em um surto de 25 pessoas.

Sarampo

É uma doença viral, extremamente contagiosa. O vírus se espalha facilmente pelo ar através da respiração, tosse ou espirros e pode ficar até duas horas no ambiente. Uma pessoa com sarampo pode transmitir a doença para uma média de 12 a 18 pessoas que nunca foram expostas ao vírus anteriormente ou que não tenham se vacinado. A única forma de se prevenir é com a vacinação. Os principais sintomas do sarampo são: febre, tosse, coriza, aparecimento de manchas vermelhas no corpo e olhos avermelhados.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde