Secretaria de Saúde programa brincadeiras para o Dia D de vacinação contra o sarampo

17/10/2019 - 13h:10m

Como mais uma forma de chamar a atenção da criançada, a Secretaria de Saúde disponibilizará, nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF), camas elásticas e demais brinquedos, além de lembrancinhas, para os pequenos que participarem do Dia “D” de vacinação contra o sarampo. A ação, que acontece no sábado (19), das 8h às 17h, visa à imunização, nesta primeira fase, das crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Os responsáveis devem comparecer às unidades com a caderneta de vacinação das crianças em mãos.

A segunda fase da vacinação contra o sarampo, que consiste em uma Campanha Nacional de Vacinação, acontecerá entre os dias 18 e 30 de novembro com a aplicação de doses em adultos entre 20 e 29 anos de idade. O dia “D” da segunda fase será em 30 de novembro.

Sarampo

É uma doença viral, extremamente contagiosa. O vírus se espalha facilmente pelo ar através da respiração, tosse ou espirros e pode ficar até duas horas no ambiente. Uma pessoa com sarampo pode transmitir a doença para uma média de 12 a 18 pessoas que nunca foram expostas ao vírus anteriormente ou que não tenham se vacinado. A única forma de se prevenir é com a vacinação. Os principais sintomas do sarampo são: febre, tosse, coriza, aparecimento de manchas vermelhas no corpo e olhos avermelhados.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde