Plano Municipal da Mata Atlântica é apresentado em audiência pública

12/11/2019 - 10h:59m

Na noite desta segunda-feira (11), a Secretaria de Meio Ambiente realizou, no Cine Teatro X de Novembro, a audiência pública sobre o Plano Municipal da Mata Atlântica. Na oportunidade, a população pôde conferir e conhecer de forma descritiva o Plano, além de realizar questionamentos que foram respondidos tanto pela equipe da Secretaria quanto pela Cedro Inteligência Ambiental, empresa responsável pela elaboração do Plano.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Gabriel Daniel Conorath, o documento serve para nortear e estabelecer alguns conhecimentos que não se tinha anteriormente sobre São Francisco do Sul. “Estamos muito felizes por entregar ao município esse plano, que desde 2006 já deveria ter sido feito. É de extrema importância cumprir a legislação e colocar a cidade dentro de um ordenamento jurídico em questões ambientais também”, afirma.

Gabriel também ressalta que o Plano potencializa e auxilia em processos como licenciamento ambiental. “O Plano amplia nosso conhecimento sobre o território, sobre as vegetações que aqui existem, além das diversas classificações existentes. Com tudo isso, processos ambientais, de licenciamento, ordenamento territorial, fiscalização e educação ambiental são beneficiados e agilizados, de forma segura e consciente, pelo conhecimento que o Plano nos entrega”, afirma.

Para uma das fundadoras da Ameca e integrante do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Ana Paula de Freitas Cortez, o Plano já era esperado há muito tempo. “É necessário que as coisas aconteçam de forma ordenada, como está ocorrendo agora. Nós, do Conselho, analisamos o plano, pedimos sugestões, solicitações de informação e aprovamos o Plano. É importante para todos sabermos o que existe dentro do nosso território, que tipo de bioma, vegetação. É necessário conhecer para poder até mesmo defender nosso meio ambiente”, salienta.