Jardim sensorial é inaugurado no CRAS Sandra Regina

14/11/2019 - 12h:47m

Mesmo debaixo de uma insistente chuva que se prolongou durante a manhã desta quinta-feira (14), o prefeito de São Francisco do Sul, Renato Gama Lobo, participou da inauguração do jardim sensorial do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Sandra Regina. Projeto coordenado pelo fisioterapeuta Adenilson Kühl, o jardim tem como objetivo despertar a conscientização das pessoas da comunidade a respeito da pessoa com deficiência, fazendo com que elas se coloquem no lugar do outro, percebam e sintam da mesma forma que elas sem um dos sentidos.

No jardim sensorial, os visitantes sem deficiência visual, por exemplo, são vendados e ficam descalços para experimentar a mesma sensação de quem tem problemas de visão ao tocar plantas, sentir texturas, cheiros com os outros sentidos. “O jardim sensorial vai trazer uma vivência e uma referência do que se passa no dia a dia da pessoa com deficiência, principalmente a visual. O jardim é acessível para cadeirantes também”, disse Adenilson.

Para o secretário de Assistência Social, Luiz Arnaldo Martins, a questão da acessibilidade está cada vez mais em evidência, e todo o deficiente precisa ter o prazer e a possibilidade de sentir as coisas. “O jardim sensorial veio para isso, para oferecer essa sensação às pessoas com deficiência, e possibilitar às que não têm essa experiência de se colocar no lugar do outro”, afirmou Martins.

Coordenadora do CRAS Sandra Regina, a terapeuta Scheilla Regina Cordeira informou que a unidade tem referenciadas aproximadamente 1,3 mil famílias no bairro. “Mas no serviço de convivência, onde se reúnem os grupos, participam mensalmente cerca de 130 pessoas. Temos o acompanhamento familiar, o cadastro único para o acesso aos programas sociais do governo federal, também o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos e o serviço a domicílio para pessoas com deficiência e idosos”, disse Scheilla, que conta com uma equipe de 16 pessoas para fazer todos os atendimentos, entre terapeutas, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, educadores físicos e educadores sociais.

Deficiente visual e moradora do Sandra Regina há 18 anos, Denise Aparecida Ferreira, que foi também uma das idealizadoras do projeto, emocionou o prefeito Renato Gama Lobo ao fazer um discurso onde disse que tudo o que foi feito foi pensado no benefício da comunidade, dos que estavam ali presentes e dos que estão por vir. “Com esse jardim estamos realizando um sonho dentro de nós. Vocês podem perguntar, o que eu que não enxergo vou fazer lá dentro? Digo que é uma surpresa, pois como tudo na vida da gente é um mistério de Deus. Posso não enxergar, mas eu não sou nem mais nem menos do que qualquer outro. Os nossos amigos cadeirantes também podem dizer, não somos menos nem mais do que ninguém. Você que não fala, você é igual a qualquer outro. Eu sempre digo, vivo como qualquer outra pessoa aqui em cima da terra, não sou nem mais, nem menos”, afirmou Denise.

Comovido, Renato Gama Lobo deu um longo abraço em Denise e disse que, com sua fala, ele havia ganho o dia. “Num mundo tão cheio de disputa em que a gente vive, hoje em dia, tão cheio de interesse, de corrupção, em que o poder público não chega nas pessoas como tem que chegar, eu vejo na fala da Denise tanta simplicidade, uma fala tão verdadeira, que entra dentro da gente. E o exemplo que vocês estão dando me lembra algo que minha mãe dizia quando me botava para dormir, que Deus colocaria quando eu acordasse na manhã seguinte muitos anjos para iluminar o meu caminho. Anjos que são como vocês aqui no CRAS para as pessoas que aqui vivem e convivem. Vendo tudo o que vocês fizeram, essa maravilha que vocês construíram, uma coisa a gente percebe, que o que tem aqui é muito carinho, muito amor, isso a gente sente”, disse Renato, que prometeu fazer o percurso do jardim sensorial com Denise, assim que o tempo melhorar.