Casarão Família Truppel

O Sobrado que outrora conferiu status ao sobrenome Truppel localiza-se na rua Marechal Floriano Peixoto, 245 esquina com o Largo Almirante Rego. Em uma fase anterior à construção do sobrado, havia uma casa baixa, construída em pedras, cal de concha e óleo de baleia, propriedade de uma família de sobrenome Fonseca. Já como sobrado (ainda em estilo colonial) entre 1930 e 1940, o imóvel servia como residência, possuindo ainda uma sapataria pertencente ao Sr. Alexandre Mattar, quando então o velho sobrado foi adquirido por Bernardo João Truppel.

Truppel era sócio proprietário da Basílio Corrêa & Truppel Agência Marítima, empresa que existia em São Francisco do Sul desde o início do século XX. Com o falecimento do sócio Basílio Corrêa, a empresa passou a chamar-se Agência Marítima Truppel & Cia.

A propriedade passou por uma modificação total da área construída, no intuito de abrigar a empresa e também uma grande e confortável casa para a sua família.

A reforma gerou polêmica na época. Apesar do amplo terreno, o projeto de Truppel avançava para a rua, sendo por isso embargada pela prefeitura. Irredutível na decisão, ameaçou transferir-se com a empresa para Joinville. O então prefeito, José Alves de Carvalho, sob o risco de perder os benefícios (impostos) que a empresa gerava ao município, permitiu a construção do prédio com um formato inusitado, que após concluído e inaugurado, por volta de 1942, modificou para sempre o formato da rua no local.

A firma mantinha filiais em Joinville, Itajaí (SC), Paranaguá, Antonina e Curitiba (PR), além de negócios em Florianópolis e Laguna (SC). Possuía rebocadores e embarcações próprias para atendimento portuário e transporte de cargas e mantinha serviço rápido e regular de carga para os portos platinos e europeus. Além da operação de serviços de agenciamento marítimo com tradicionais companhias de navegação para os principais portos internacionais e da venda de passagens para todo mundo, a Truppel era agente geral da Companhia Argentina de Navegación Dodero S/A e da Hamburg Sud. Em 1968, com o falecimento de Bernardo João Truppel Filho, a Agência Marítima Truppel & Cia foi extinta e a área térrea do sobrado passou a ser ocupada por outros estabelecimentos comerciais. O andar superior continua como residência, hoje da família de Izabela Freitas Truppel, descendente do fundador da empresa.

Ir para página inicial