Posto Musse & Irmão

Nas primeiras décadas do século XX, o Centro Histórico de São Francisco do Sul passava por um intenso desenvolvimento econômico, com a instalação de trapiches, construção de sobrados e revitalização de espaços públicos. Em 1925, chega a nossas terras Jorge Musse, imigrante de origem síria, pai de Felipe e Gerôncio, comerciante estabelecido, dono do Armazém de Secos e Molhados, na época situada na Rua Coronel Oliveira 33, ao lado da linha do trem, que também vendia querosene e gasolina, em recipientes de 18 litros trazidos dos EUA pela Texaco.

O tempo passou e o aumento da demanda por combustíveis fez com que os dois irmãos construíssem um estabelecimento mais adequado à comercialização destes e outros produtos, agora na área central da pequena cidade. O prédio, construído com tijolos maciços, foi inaugurado em março de 1938. O posto tinha uma bomba de abastecimento, com um tanque de armazenamento de 40 litros, que funcionava de forma manual pela ação de uma manivela, sendo que o fluxo de combustíveis era aferido por meio da medição em um visor de vidro.

No posto, também eram vendidas máquinas em geral, rádios, radiolas, peças automotivas, materiais elétricos, bombas de água manuais, enceradeiras e outros eletrodomésticos e até mesmo cordas para violões entre outros artigos.

Por volta de 1945, o imóvel foi ampliado com a construção de um segundo pavimento o que por muito tempo foi utilizado como escritório do posto, no local onde hoje funciona uma bela e bem equipada cafeteria. Em seus 80 anos de funcionamento, o posto sempre fez parte da vida urbana na cidade, desde os momentos mais triviais até momentos perigosos como por exemplo em março de 1940 durante a visita do então Presidente Getúlio Vargas, quando o carro que transportava o presidente, um Chevrolet 36, por descuido de seu motorista pegou fogo enquanto estava sendo abastecido, bem na hora em que Vargas discursava, provocando uma grande agitação entre os membros que cuidavam da segurança do presidente. Outra ocasião foi quando ocorreu um grande incêndio, que consumiu totalmente a antiga Farmácia São José, que funcionava a poucos metros de suas bombas de combustível.

 

Ir para página inicial

Aguarde