Casarão Diz Q Tem

Este sobrado foi construído no ano de 1902, por Sebastião Alues Carvalho, de nacionalidade portuguesa, que se estabeleceu com casa comercial nesta cidade. O mencionado senhor aproveitou as paredes da casa térrea que existia neste local, mandando levantar sobre as mesmas a parte superior.

Em 1946, Manoel Deodoro de Carvalho comprou o prédio e logo em seguida realizou reformas internas e externas no mesmo, onde consta já haver instalada uma farmácia de sua propriedade, que se chamava "Minerva", passando depois a ter o nome de "Deodoro", porque havia outra, no Paraná, com o mesmo nome e registrado para uso exclusivo. Segundo referências no livro "História de São Francisco do Sul", de Carlos da Costa Pereira, a farmácia (botica) mencionada, fundada em 1875, teria sido a segunda a ser instalada em São Francisco do Sul, sendo seu proprietário o Dr. Luís Antônio Ferreira Pinto. Depois passou a pertencer ao Dr. Luís Antônio Ferreira Gualberto, que, em 1912, a transferiu para Manoel Deodoro de Carvalho.

Nascido nesta cidade em 13 de agosto de 1890, Manoel Deodoro de Carvalho desde cedo tornou-se pessoa bem relacionada na comunidade. Farmacêutico licenciado e responsável, conhecido como "Seu Neco", devido a carência de médicos na época, muitas vezes era obrigado a ministrar consultas e receitar remédios, conforme seus conhecimentos. Sua farmácia era provida de completo sortimento de drogas e especialidades farmacêuticas, nacionais e importadas.

Dos mais ilustres beletristas, jornalista e conferencista, Manoel exerceu vários cargos públicos, onde se destacam os de prefeito, vereador, deputado estadual e juiz de paz. Aposentado e por interesses particulares, em setembro de 1962 transferiu sua residência para o Rio de Janeiro, cerrando as portas da Farmácia Deodoro, antiga Farmácia Minerva, após mais de oitenta anos de existência.

Anos mais tarde o sobrado foi adquirido por Samir Deud, outro ilustre cidadão francisquense, que dedicou grande parte da sua vida ao desenvolvimento cultural da cidade. Hoje o imóvel, sito à Rua Babitonga – nº 23, tem suas dependências térreas ocupadas pela tradicional e famosa loja de confecções Diz-Q-Tem, estabelecimento comercial da família Deud que já completou mais de 50 anos.

Ir para página inicial